Nosso Partido foi fundamental na luta que levou à vitória de Lula nas eleições. Essa luta, por sua vez, não se restringiu ao período eleitoral. Foi a continuação de um longo período que também não se encerra com a vitória de Lula no último domingo. Trata-se da luta contra o golpe de Estado, contra a direita e o imperialismo, da qual fomos a vanguarda em toda a sua extensão.
O PCO foi o primeiro a denunciar a operação golpista, em 2015, que culminou com a derrubada de Dilma com o impeachment fraudulento em 2016. O PCO foi o primeiro a sair às ruas contra o golpe.
O PCO foi o primeiro a denunciar que o próximo passo dos golpistas seria o julgamento farsesco de Lula e a tentativa de proscrição do PT. O PCO foi o primeiro a sair às ruas contra a prisão de Lula e o primeiro a se manifestar pela sua imediata libertação.
O PCO foi o primeiro a denunciar os planos dos golpistas contra o povo, concretizados a partir do governo Temer. Saímos às ruas para lutar contra as reformas e apontamos o caminho correto para derrotar os golpistas: a mobilização popular.
O PCO foi o primeiro a levantar a palavra de ordem de “Fora Bolsonaro” logo da vitória bolsonarista em 2018. Foi, mais uma vez, o primeiro a sair às ruas contra o governo golpista.
O PCO foi o único que não baixou sua bandeira diante da avassaladora campanha da direita para impedir a mobilização popular com a palavra de ordem de “fique em casa”, repisada durante dois anos de pandemia.
O PCO primeiro a levantar a necessidade de defender a candidatura de Lula à presidência. Foi o primeiro a lançar a campanha nas ruas com os métodos que sempre utilizou: a discussão política, as panfletagem, o trabalho nos bairros, as manifestações de rua… Nestas eleições, o Partido mobilizou todos os seus recursos, toda a sua militância, na luta para defender a candidatura de Lula, na luta pela vitória que só se deu por meio da mobilização.
Cada um desses episódios, nos quais nos destacamos pela análise correta e a resposta rápida aos acontecimentos, foi um episódio na luta do povo, da classe operária, contra a burguesia.
Esse é o papel de um partido de vanguarda: enxergar mais longe, agir e mostrar o caminho para a ação coletiva das massas. A vitória eleitoral não esgotou a capacidade de ação da burguesia e da direita golpista. Diante dos obstáculos que ela pode colocar à ação do governo Lula, o PCO novamente cumpre o seu papel: é preciso continuar a mobilizar o povo, é preciso organizar a ação da classe operária para enfrentar a burguesia e o imperialismo.