O Reino Unido registrou hoje (1/6) nenhuma morte pela COVID-19 desde março de 2020. O país imperialista é um dos mais avançados na vacinação, tendo aplicado ao menos a primeira dose de vacina em quase três quartos da sua população adulta. Entretanto, o país também registrou mais de 1.300 novos casos da doença.
O governo britânico foi um dos poucos países, no início da pandemia, a não implementar qualquer política de combate ao vírus. O número de mortos no país esteve entre os mais altos.
Todavia, o Reino Unido também foi o primeiro país a vacinar a sua população e hoje tem o avanço da doença controlado (ao menos segundo números oficiais). Isto mostra algo que tende a tornar-se corriqueiro. Enquanto países ricos, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e países da Europa ocidental, sentetrional e escandinávia conseguirão facilmente controlar a doença, os países atrasados continuarão a ver sua população morrer aos montes, como ocorre em Brasil e Índia. Até mesmo o Peru, que parecia ter números razoáveis, após revisão mais aprofundada viu seu número de mortos oficiais chegar a quase 200 mil.