Da redação – Os milhares de cidadãos que deixaram a Venezuela por causa da crise gerada pelo bloqueio do Imperialismo contra o país, buscam retornar ao seu país por conta da política direitista, neste caso, da Colômbia. A crise econômica gerada pelo coronavírus no mundo, deixou a vizinha venezuelana, bem como toda América pobre, em um profundo caos social.
Somado ao fato de que o país é governado como apêndice dos EUA, e está matando o povo diariamente, agora vemos os empregos chamados de “bicos” sumirem do mercado, e todas as noites, milhares de refugiados venezuelanos na Colômbia temem ser expulsos de seus alojamentos e residências, pois não têm mais dinheiro para pagar seus aluguéis.
Iván Duque, um serviçal norte-americano, há duas semanas decretou isolamento total até 26 de abril. Como medida totalmente burguesa, jogou o povo na miséria, pois este não tem recursos algum para se manter durante esse período, ainda mais os imigrantes completamente fragilizados.
Yuri Mendoza, de 17 anos, é uma das muitas jovens no país, e, grávida de cinco meses, decidiu voltar ao seu país. Há duas semanas deixou Cali, a terceira maior cidade da Colômbia, para ir a pé até a Venezuela, pois, vendia sucos e doces nas esquinas, mas foi mandada de volta para casa pelos policiais, por causa da quarentena obrigatória em todo o país.
“A Venezuela é a minha pátria, e se algo tiver que me acontecer, que seja lá”, explica Mendoza. Por isso ela decidiu fazer o longo caminho a pé pelas montanhas, como há um ano, só que desta vez de volta.
O que toda esquerda mundial não esta percebendo, é que esta política burguesa de isolamento, não serve aos países explorados, pois o povo não tem condições e os governos de direita e extrema-direita, não fazem absolutamente nada para mudar a situação.A esquerda deve agir antes que a direita mate o povo aos milhões.




