Geladeiras e freezers de supermercados em pelo menos sete países europeus apresentaram elevação anormal de temperatura nesta segunda-feira (2). Lojas na Bélgica, Estônia, Irlanda, Finlândia, Luxemburgo, Holanda e Suécia relataram problemas. Algumas empresas disseram ter sofrido ataques cibernéticos. As autoridades e as redes atingidas ainda não haviam estabelecido se todos os episódios tiveram a mesma causa.
Na Suécia, uma loja informou que os equipamentos tiveram a temperatura ajustada para 50 graus Celsius. Produtos refrigerados foram retirados da venda em estabelecimentos afetados. A Ahold Delhaize relatou falhas em dezenas de supermercados na Bélgica e em Luxemburgo, mas não apresentou uma explicação única para todos os casos.
A suspeita é agravada por um ataque ocorrido no mês anterior contra sistemas de refrigeração de supermercados franceses. Equipamentos que podem ser comandados à distância também precisam de proteção contra acessos indevidos. Numa loja, a invasão desse sistema pode inutilizar alimentos, prejudicar trabalhadores e deixar consumidores sem produtos básicos. É um prejuízo material imediato, além da questão técnica.
Ainda não há prova pública que permita apontar um autor para a série de falhas desta segunda-feira. A investigação deve determinar quais sistemas foram invadidos, informar a extensão das perdas e exigir que as redes corrijam os acessos vulneráveis. Atribuir os incidentes a um governo estrangeiro antes da apuração substituiria esse trabalho por especulação.





