Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), ministrará, no dia 31 de outubro, em São Paulo, uma aula da sexta edição da Escola Marxista. O tema será a obra A atualidade do Manifesto Comunista, escrita por Leon Trótski em 1937, na qual o revolucionário russo examina a validade do programa elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels quase 90 anos antes.
Rui é conhecido por suas intervenções na Análise Política da Semana, transmitida pela Causa Operária TV, programa no qual discute os acontecimentos políticos nacionais e internacionais a partir do marxismo. O dirigente possui décadas de atividade política e de participação na formação de militantes revolucionários, desde os primórdios do PCO.
A aula em São Paulo permitirá aos participantes estudar diretamente com o presidente do Partido os fundamentos do marxismo e sua aplicação aos problemas da luta de classes. A sexta edição da Escola Marxista reúne trabalhadores, estudantes e militantes interessados em compreender a sociedade capitalista e a necessidade de sua transformação revolucionária.
O texto escolhido foi escrito por Trótski em 30 de outubro de 1937, como prefácio a uma edição do Manifesto do Partido Comunista publicada na África do Sul. O objetivo era examinar o programa apresentado em 1848 diante das enormes transformações ocorridas desde então.
Entre a publicação do Manifesto e o trabalho de Trótski, a classe operária havia protagonizado a Comuna de Paris, em 1871, e a Revolução Russa, em 1917. O capitalismo havia ingressado em sua fase imperialista, atravessado a Primeira Guerra Mundial e a crise de 1929. Na Europa, a derrota de importantes movimentos revolucionários permitira a ascensão do fascismo italiano e do nazismo alemão.
Trótski demonstrou que as principais conclusões de Marx e Engels continuavam válidas. A concentração do capital nas mãos de um número cada vez menor de grandes proprietários, as crises econômicas e a exploração dos trabalhadores confirmavam as tendências apontadas pelos fundadores do socialismo científico.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento histórico exigia aprofundar determinadas questões. O aparecimento dos grandes monopólios e a dominação mundial do capital financeiro, estudados por Lênin em sua análise do imperialismo, haviam transformado profundamente as condições da luta revolucionária.
Outra questão fundamental era a organização política independente da classe operária. A experiência das revoluções e de suas derrotas demonstrava o perigo da colaboração entre as organizações dos trabalhadores e a burguesia. A conquista do poder político pelos explorados não poderia ser substituída pela confiança nas instituições do Estado capitalista.
Trótski também combateu a transformação do marxismo em um conjunto de fórmulas repetidas mecanicamente. Como escreveu: “O pensamento revolucionário nada tem em comum com a idolatria”. A defesa do programa revolucionário exigia compreender os novos acontecimentos e incorporar as lições da luta de classes.
São esses problemas que serão discutidos na Escola Marxista, relacionando o estudo do texto de Trótski às condições atuais do capitalismo, à política da esquerda e à necessidade de organização independente dos trabalhadores.
A programação da sexta edição começou no dia 17 de outubro, com aulas em Salvador, ministrada por Isaías Filho, e em Dourados, conduzida por Mauro Augusto de Souza. No dia 18, foram realizados cursos em Curitiba, com João Pimenta; Recife, com Henrique Simonard; e Valparaíso, com Eduardo Lopes.
No próximo dia 31, além da aula de Rui Costa Pimenta em São Paulo, haverá atividades em Brasília, com Izadora Dias; Rio de Janeiro, com Antônio Carlos; Porto Alegre, com João Dauzaker; e Belo Horizonte, onde o professor ainda será anunciado.
A programação continuará em novembro. Florianópolis receberá o curso no dia 1º, com João Dauzaker. No dia 7, haverá aulas em Manaus, com Luan Monteiro; Fortaleza, com Isaías Filho; e Macapá, com Francisco Muniz. No dia 8, será a vez de Teresina, também com Isaías Filho.
Os interessados em participar da aula de Rui Costa Pimenta em São Paulo ou das demais atividades da Escola Marxista podem obter informações sobre locais, horários e inscrições pelo telefone (11) 98307-8783.





