Candidatos e militantes do Partido da Causa Operária (PCO) estiveram na Avenida Paulista, em São Paulo, para denunciar a perseguição política contra o Partido e a invasão da residência de seu presidente nacional, Rui Costa Pimenta, pela Polícia Filial (PF).
A principal publicação levada às ruas foi a Gazeta Causa Operária, cuja edição distribuída na avenida trazia a manchete Polícia invade casa do presidente do PCO. Os integrantes do Partido entregaram, no domingo (23), exemplares aos frequentadores da Paulista e conversaram com aqueles que paravam para conhecer o caso.

A edição relata a operação realizada pela PF em 11 de agosto contra Rui Costa Pimenta. Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do dirigente e também fizeram buscas em um escritório ligado ao Partido. A ação ilegal da PF é parte de uma ofensiva política contra a direção do PCO em plena campanha eleitoral.
A operação está relacionada a serviços gráficos contratados pelo Partido em eleições anteriores. Os contratos regulares de campanha estão sendo utilizados como pretexto para uma investigação policial injustificada.
A perseguição foi colocada no centro da campanha realizada na Paulista. Integrantes do Partido entregaram os jornais e explicaram o caso diretamente às pessoas que circulavam pela avenida, que fica muito movimentada aos domingos.
Também foram distribuídas edições do Dossiê Causa Operária.

A campanha eleitoral do PCO também esteve presente. Materiais com o número 29 e propaganda da candidatura de Rui Costa Pimenta foram levados à Paulista junto aos jornais e revistas do Partido.
O trabalho nas ruas contrasta com as campanhas milionárias dos grandes partidos, sustentadas por enormes recursos e amplo espaço na imprensa capitalista. O PCO procura chegar à população por meio de seus próprios órgãos de imprensa, da distribuição de materiais políticos e da discussão direta com os trabalhadores.
É uma campanha verdadeiramente independente em relação à burguesia e ao Estado capitalista que oprime o povo pobre.





