Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, afirmou no domingo (15) que remanescentes da rede de Jeffrey Epstein estariam preparando uma operação de bandeira falsa nos Estados Unidos, nos moldes do 11 de setembro, para atribuir o atentado à República Islâmica. A declaração foi publicada por Larijani em sua conta na rede X, em meio à guerra desencadeada pelos Estados Unidos e por “Israel” contra o Irã.
Segundo Larijani, ele recebeu informações de que os integrantes restantes dessa rede elaboraram uma conspiração para provocar um episódio semelhante ao ataque de 2001 e responsabilizar Teerã. Ao mesmo tempo, o dirigente iraniano ressaltou que o Irã se opõe de maneira categórica a esse tipo de operação terrorista e não trava qualquer guerra contra o povo norte-americano.
Na mesma mensagem, Larijani declarou que a República Islâmica está atuando em legítima defesa diante da agressão promovida pelos Estados Unidos e por “Israel”. Acrescentou que, nessa defesa, o país age com firmeza para punir os agressores.
A declaração foi feita depois que o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (CGRI) rejeitou qualquer ligação com uma série de ataques com VANTs contra posições em Riade e na Província Oriental da Arábia Saudita. As autoridades iranianas pediram que o governo saudita investigue integralmente a origem desses ataques.
O chanceler iraniano Abbas Araghchi também afirmou, em entrevista ao jornal Al-Araby Al-Jadeed, que as Forças Armadas iranianas atingem apenas bases e interesses norte-americanos na região. Na mesma entrevista, declarou que o Irã não atacou áreas residenciais ou civis em países árabes vizinhos e levantou a hipótese de que o próprio regime sionista tenha alvejado zonas não militares nesses países para sabotar as relações entre eles e Teerã.
Araghchi disse ainda que os Estados Unidos produziram um VANT muito semelhante ao Shahed iraniano, chamado Lucas, e que esse equipamento está sendo utilizado em ataques contra alvos em países árabes. Também declarou que o Irã está disposto a participar de uma comissão conjunta com os países da região para investigar os locais atacados.
A suspeita de uma provocação organizada contra o Irã foi reforçada por declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei. Ele questionou uma informação divulgada anteriormente por veículos norte-americanos, segundo a qual o FBI teria compartilhado, no início de fevereiro, um relatório de inteligência afirmando que, caso os Estados Unidos atacassem o Irã, Teerã poderia responder com um ataque de VANT lançado a partir de uma embarcação não identificada na costa da Califórnia.
Baghaei perguntou se a divulgação desse material seria a preparação de mais um episódio de bandeira falsa. Em tom de ironia, afirmou que os norte-americanos já dispõem de muitos VANTs copiados do modelo iraniano.




