No quinto dia da 54ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO), começaram as aulas do curso sobre O Capital de Karl Marx, obra fundamental para a compreensão da teoria marxista. Os participantes também aproveitaram o dia com atividades esportivas e de lazer, como uma partida de futebol e o começo do campeonato de xadrez.
O dia começou com a chegada de novos participantes, que logo se integraram às dinâmicas do acampamento. Juca Simonard, 26 anos, chegou pela manhã e destacou a infraestrutura: “já conhecia por causa da última atividade. Mas é um espaço muito bom. A piscina é boa. Eu estava meio cansado, então jogamos bola, fui para a piscina, almoçamos e depois fiquei lendo, aguardando o curso começar”.
A partida de futebol foi um dos momentos de maior animação, proporcionando integração, diversão e exercícios físicos antes do início das atividades teóricas mais intensas.
Além do futebol, teve início o campeonato de xadrez, que promete disputas ao longo dos próximos dias. Juca, 26 anos, mencionou sua inscrição: “estou inscrito no campeonato de xadrez. Quero disputar o campeonato”.

As refeições continuaram recebendo elogios unânimes. Pedro Arthur, 21 anos, que está no acampamento desde o primeiro dia, afirmou: “as refeições são excelentes. Muito bom”. Claudiomar, 50 anos, reforçou: “as refeições mais ainda, eu acho bastante, bem diversificado. E está superando a expectativa”.


O destaque absoluto do dia foi a primeira aula do curso sobre O Capital. Os participantes saíram entusiasmados com a explicação clara e objetiva.
Juca Simonard avaliou:
“O curso também foi muito bom, como sempre. Eu achei uma aula muito boa. O Rui, como sempre, consegue explicar as coisas de uma forma muito objetiva. Só essa introdução já colocou aspectos importantes sobre a importância dessa obra, principalmente a questão da teoria do valor.”
Pedro Arthur também elogiou a exposição: “a aula é excelente. É privilégio muito grande aprender sobre uma obra tão importante, né? De uma maneira muito acessível e riquíssima”, disse.
Claudiomar, por sua vez, expressou grande expectativa:
“Eu estou muito ansiosa por esse curso, já querendo ler o livro. O Rui coloca as coisas bem, com mais facilidade. É apenas uma introdução para a gente começar a entender um pouco o livro e também buscar para a leitura. Esse curso vai ser uma abertura para destravar para as pessoas começarem a ler O Capital.”
Marcel, 29 anos, que já leu o primeiro volume da obra, saiu motivado para revisitar o texto: “foi muito legal. Saí da aula com muita vontade de ler O Capital de novo”, disse.
Confira mais fotos desta quinto dia de acampamento:






A 54ª Universidade de Férias segue até 25 de janeiro. Ainda dá tempo de participar! Basta entrar em contato com o número (11) 99741-0436.




