Na madrugada desta quinta-feira (03), um depósito de armamentos da Rússia na cidade de Jablé (Síria) foi bombardeado. A instalação se localiza próximo à base aérea de Hmeimim, a maior instalação russa do tipo no país.
Segundo a organização Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR) “grandes explosões ouvidas de longe”, com o ataque resultando na destruição do depósito. Embora referida organização afirme que o ataque fora realizado por VANTs (drones) de origem desconhecida, relatos locais dão que aviões também teriam feito parte da ação.
Além disto, quanto à origem, suspeita-se que o ataque seja israelense, pois a entidade sionista vem realizando vários ataques aéreos contra a Síria. No dia 2 de outubro, vários bombardeios foram realizados contra Damasco, sendo que ataques contra o bairro de Mezé, na capital síria, resultou na morte de três civis.
Deve ser ressaltado também que, recentemente, a Ucrânia fez acordo com o grupo terrorista pró-imperialista e pró-sionista HTS, fornecendo VANTs e treinamento para seus mercenários atacarem instalações russas na Síria. Em outra ocasião, a imprensa Ucrânia divulgou suposto vídeo de agente do HUR (Inteligência Militar Ucrania) atacando um depósito russo na Síria.