Previous slide
Next slide

Dia de Hoje na História

30/4/1854: há 170 anos, primeira estrada do Brasil era inaugurada

Um passo importante para o desenvolvimento industrial nacional

No dia 30 de abril de 1854 era inaugurada a primeira estrada de ferro do Brasil, ainda sob o regime imperial. Denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi também a terceira da América do Sul. Um importante passo no sentido do desenvolvimento do capitalismo no país e que, ao mesmo tempo, expressava as contradições nacionais: enquanto florescia o capitalismo, reinava ainda condições política e econômicas pré-capitalistas, como o regime político e o domínio da mão de obra escrava.

Iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá, importante empresario brasileiro, que no alvorecer do capitalismo brasileiro foi pioneiro em diversas áreas, contribuindo para a modernização nacional. Mauá, além de construir a primeira ferrovia, cuja inauguração contou com a presença do imperador, investiu também na instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, na criação do terceiro Banco do Brasil e na instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa.

O empresário cumpriu um papel importante, que se assemelha aos que os industriais haviam realizado na Europa um século antes com a revolução industrial, embora numa escala menor, naturalmente. O pequeno trecho seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá), no atual município de Magé, até Fragoso, e posteriormente à localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra. Somente em 1883 é vencida a subida da serra e a ferrovia chega a Petrópolis. A estação teve um papel histórico, no entanto, ao longo do tempo sofreu inúmeras dificuldades.

Em 1945 foi renomeada para Guia de Pacobaíba, já em 1954, cem anos após a inauguração foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1962 foi definitivamente abandonada.

O transporte ferroviário cumpre papel fundamental no desenvolvimento capitalista, tanto no escoamento da mercadoria, quanto na locomoção da mão de obra e Mauá via essa importância, contudo, o surgimento do imperialismo estabeleceu um veto ao desenvolvimento da malha ferroviária nacional e sobretudo de investimento estatal, abrindo o mercado nacional as estradas, o que sem dúvida é um fator de atraso da econômica brasileira.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.