O último programa do Correspondente Internacional nº137, que foi ao ar no dia 28/04/2023, teve como tema “Guerra Mundial contra a Informação”. Apresentados por Fábio Picchi, Felipe Bombardelli e Claudio Martini, os dois últimos direto da Europa. Confira os principais assuntos deste programa!
Foi lembrado que o dia 22 de abril foi o aniversário de 153 anos de nascimento do Vladimir Lenin, uma data muito importante para o todo revolucionário. Além de ter fundado o Partido Bolchevique e ter carregado o legado de Marx e Engels, foi o fundador do Jornal Causa Operária, cujo nome foi a inspiração para o Jornal Causa Operária e o Partido da Causa Operária – PCO.
Foi destacado no programa o caso do jornalista direitista norte-americano Tucker Carlson, um dos mais famosos nos EUA, que foi desligado da Fox News. O programa dele ao vivo já chegou a ter mais de 3 milhões de audiência. Apesar de sua posição direitista, ele questionava as ideias apresentadas pela imprensa imperialista, com críticas contra o monopólio farmacêutica, posição crítica contra a obrigatoriedade das vacinas, sobre a liberdade da expressão, e levava frequentemente no seu programa televisivo figuras da esquerda norte-americana, como o jornalista radicado no Brasil Gleen Greenwald, que participou mais de uma vez no programa para denunciar a prisão de Julian Assange.
Apesar de ser figura direitista e causador de polêmicas, como por exemplo ser contra a imigração, um porta-voz da ideologia de Trump, apesar de ter declarado que não tem simpatia por Donald Trump. Como o imperialismo quer controlar Trump e a situação política, e como Tucker Carlson entra em contradição com o imperialismo em alguns aspectos, sofre perseguições.
Outro fator importante mostrado no programa é a queda de confiança do povo norte-americano na imprensa entre 1993 e 2022. Outrora extremamente imponente na influência da audiência, atualmente a confiança do povo perante o noticiário televisivo caiu para 11% e, para jornais, 16%.
Também foi citado a reportagem da RT, em espanhol, sobre a questão da liberdade de expressão. Foi lembrado que em algumas regiões da Europa o acesso à RT é bloqueado, precisando de VPN para acessar.
O PL das Fake News foi outro tópico citado. Os apresentadores destacaram a vergonha que é alguns esquerdistas apoiando mais uma lei de mordaça aos meios de comunicação, que deveriam ser o mais democrático possível.
Outro destaque foi a viagem de Lula à Península Ibérica. O companheiro Felipe Bombardelli participou da manifestação contra a direita que organizou um ato para rechaçá-lo, inclusive televisionado em canal de televisão português.
Bombardelli também participou da Conferência Internacional dos Comitês e Coletivos de Luta “Lutar contra o golpe e defender o Governo Lula da Silva” em Porto, Portugal. Participaram comitês da Espanha, de Portugal e da República Tcheca, no dia 22 do mês passado.
Por fim, os companheiros divulgaram a edição da Revista Internacional, que já está circulando na Europa. A edição é bilíngue, inglês/português. Uma revista muito bem escrita, falando da questão do imperialismo contra a Rússia e mais outros assuntos importantes no momento relativos à política internacional
Abaixo o link do programa na íntegra: