Nessa sexta-feira (21), o ex-GSI, General Gonçalves Dias, passou quase cinco horas em depoimento para a Polícia Federal. O STF, através de Alexandre de Moraes, havia determinado a oitiva após o vazamento do vídeo das câmaras internas do Palácio do Planalto que mostram o general facilitando a ação dos bolsonaristas no 8 de janeiro.
Após o depoimento, no final da tarde, Moraes ainda determinou a quebra de sigilo das imagens e que o Gabinete de Segurança Institucional forneça em até 48 horas as gravações. Além disso, determinou o depoimento de todos os servidores que aparecem nas cenas vazadas.
No depoimento, Gonçalves Dias, demitido do cargo após o vazamento, afirma não ter nenhuma responsabilidade nos atos de 8 de janeiro.
A direita nacional está usando o fato para afirmar, cinicamente, que Lula sabia dos atos e que teria sido uma provocação montada pelo próprio governo para culpar os bolsonarista. Com isso, querem criar uma base de desgaste de Lula, preparando uma ofensiva golpista, como disse o deputado golpista do MBL, Kim kataguiri, “Lula começa a cair”.
A afirmação da direita é completamente cínica justamente porque é óbvio que todos aqueles manifestantes do dia 8 eram bolsonaristas. Eles estavam concentrados nos quarteis e marcaram uma manifestação em Brasília, quando ocorreram as invasões aos prédios dos poderes.
A questão é que Lula foi traído em primeiro lugar pelo próprio Gonçalves Dias que, como 99% dos generais, nunca foi confiável. Isso mostra que o governo precisa se livrar dos golpistas, fazer uma verdadeira limpa.
O caso mostra, ainda, que é preciso acabar com o GSI e reestruturar total e profundamente os serviços de segurança e de inteligência. Eles devem ser imediatamente tirados das mãos dos miliares.
A operação do dia 8, desde as manifestações até esse vazamento, revela que tudo é uma enorme armação dos serviços de inteligência que agem contra o governo.
Conforme alertamos desde o dia 8, os golpistas infiltrados no governo Lula estão sabotando internamente o governo. As imagens revelam isso com muita clareza.
O vazamento feito pela CNN revela bem que há uma articulação entre o imperialismo e o bolsonarismo contra Lula. É uma ofensiva que está ligada também às recentes aproximações de Lula com China e Rússia.
É preciso reestruturar totalmente as Forças Armadas, mandando para fora todos os generais golpistas. Está mais do que provado que os militares conspiram contra o governo e agem juntamente com o imperialismo.