Os atos desse último sábado (02) por todo o País demonstraram a tendência da população à mobilização radical pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas.
A 3ª via frente-amplista, em total cumplicidade com a esquerda pequeno-burguesa, tentou dar um golpe contra o movimento popular ao inserir políticos e organizações de direita nos atos, como Neca Setúbal (banqueira do Itaú), Tabata Amaral, Ciro Gomes, Paulinho da Força, Simone Tebet, Luiz Henrique Mandetta, Podemos, Cidadania, PSD, PL, e PSL (de Eduardo Bolsonaro).
Entretanto, esse golpe foi rechaçado em todo o País, principalmente em São Paulo, onde a massa que estava no asfalto se revoltou contra os golpistas no carro de som e não os deixou falar, com gritos, palavras de ordem, xingamentos e batidas. Quem mais se destacou pelo ódio das massas foi o abutre Ciro Gomes, que teve de sair escoltado do ato (seus bate-paus ainda apanharam de operários da CUT e do PT).
O abutre golpista @cirogomes é vaiado, xingado e hostilizado pelos manifestantes no ato #2OutubroForaBolsonaro na Avenida Paulista. "Ei Ciro Gomes, vai tomar no cu", gritaram durante a fala do pedetista. Outros começaram a cantar "Olê olá Lula Lula" pic.twitter.com/Sm75dbjnJl
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) October 2, 2021
Quando Ciro Gomes falava, o público de dezenas de milhares de manifestantes na Avenida Paulista também começou a entoar gritos em defesa do ex-presidente Lula. Já antes, na fala de Antônio Carlos Silva, da direção do PCO, os manifestantes foram à loucura ao gritarem, incentivados pelo companheiro, “Brasil urgente, Lula presidente”.
Cenas como essa se repetiram em todo o território nacional. O povo levou bonecos de Lula, máscaras de Lula, fitas, faixas, cartazes, bandeiras, adesivos, imagens do ex-presidente. Muitos manifestantes, inclusive, acreditavam que Lula iria no ato e estavam ali só para vê-lo.
Mais do que qualquer pesquisa de opinião, os atos populares mostram quem realmente tem apoio do povo e quem tem o seu repúdio. Ciro Gomes, Doria, Moro, etc., todos esses são detestados pelo povo. Lula, por sua vez, é o mais popular.
Cerca de 30 mil pessoas no ato na Cinelândia no Rio #2OutForaBolsonaro com destaque para o vermelho, as bandeiras do @PCO29 e os pedidos de #LulaPresidente
Fotos: Stefano Figalo/ Brasil de Fato RJ pic.twitter.com/TAsgcT1B6u
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) October 2, 2021
Por que, então, Lula ainda não vai aos atos? Por que a insegurança, a defensiva? Certamente, como um político centrista, Lula sofre e se influencia pelas enormes pressões da direita e também dos direitistas dentro da esquerda. Esses setores não querem Lula nos atos. Dizem que isso seria transformar as manifestações em campanha eleitoral. Mas, contraditoriamente, eles são os que mais fazem campanha eleitoral. Afinal, o que foi o ato do dia 12, que Ciro Gomes participou? Nada menos do que um comício de João Doria. E para que vão aos atos esses mesmos golpistas? Para impulsionar as candidaturas da terceira via, que são instrumentos da burguesia e do imperialismo para assegurar a vitória do golpe de Estado em 2022.
É o povo nas ruas no RJ! #ForaBolsonaro #2OutForaBolsonaro pic.twitter.com/SjwGr24yCH
— PT Brasil #Vote13 (@ptbrasil) October 2, 2021
Se os trabalhadores se radicalizaram dessa forma ─ quase agredindo a direita golpista ─ sem a presença de Lula, imaginemos o que poderia ocorrer com a convocação, o anúncio de participação e a presença do ex-metalúrgico nos atos? As bases operárias compareceriam em ainda maior peso e possivelmente explodiriam em grande animosidade para impor uma derrota decisiva a Bolsonaro, um golpe às manobras da terceira via e um passo importante na luta por um governo dos trabalhadores.
A participação de Lula nos atos é de fundamental importância para que o movimento Fora Bolsonaro seja vitorioso, e que essa vitória seja da classe trabalhadora e dos oprimidos.
Já temos mais de 20 mil pessoas na Avenida Paulista #2OutForaBolsonaro Nas primeiras falas, após música animada do companheiro Jadir, o povo gritou "Lula Presidente" e 3ª via é 'meuzovo'. O @PCO29 está estreando a gigantesca faixa Lula Presidente, de 200 m². Venha você também! pic.twitter.com/YEc2rrrGDx
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) October 2, 2021





