O trabalho de formação política é essencial para a luta de um partido revolucionário. Sem ele, facilmente o partido se envereda para o oportunismo típico dos partidos pequeno-burgueses. A educação política e teórica arma os militantes do partido para a sua luta cotidiana.
Essa formação teórica e política deve se dar em todos os níveis. A tarefa dos dirigentes mais experientes, que adquiriram um conhecimento mais profundo do marxismo, é fazer avançar esse conhecimento o mais amplamente possível, ao mesmo tempo que deve haver um estudo constante dos problemas políticos.
Por outro lado, o investimento na formação dos militantes mais jovens e inexperientes é essencial para o desenvolvimento político do partido, assim como um trabalho de formação voltado para as amplas massas. É nesse aspecto que está inserida a Escola Marxista, atividade organizada pelo PCO já há quase três anos.
O principal objetivo da Escola Marxista é levar o estudo do marxismo para o máximo de locais possível: nos municípios do interior, nos bairros populares, sindicatos, escolas. Por isso, é sempre escolhido um tema básico para a discussão que na próxima edição será “O que é o socialismo?”.
Com esse tema, acessível a qualquer companheiro que tenha interesse na militância política, o PCO pretende agrupar milhares de pessoas sobre a base de uma atividade ideológica e portanto bastante consistente.
A Escola Marxista terá início já nas primeiras semanas de outubro e vai se estender até o final do ano.
No próximo sábado, dia 25, a direção do PCO vai realizar um ato de lançamento do plano de formação política do partido, que inclui a Escola Marxista e a Universidade Marxista. O ato terá a participação de companheiros de todo o País e será conduzido pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do PCO.
Essa atividade no sábado, que será transmitida ao vivo pela COTV, será o impulso para a mobilização da Escola Marxista. Já há cursos programados para centenas de cidades na maioria dos estados do País e no exterior. Daqui até o final da campanha, novos cursos serão marcados, além disso, companheiros que acompanham o partido podem sugerir locais para a atividade.
Para participar, basta se inscrever no sítio: https://escolamarxista.pco.org.br/