Meio Ambiente

Lunáticos prometem resolver a pobreza sem desenvolver a Amazônia

A esquerda ecossocialista denuncia a miséria da região, mas deixa energia, infraestrutura, petróleo e grandes obras em segundo plano

O artigo Eleições: como enfrentar os dramas humanos da Amazônia?, publicado pela Revista Movimento nesta quarta-feira (30), parte de um dado grave. Segundo tabulação dos autores, André Luiz de Souza e Francisco Diétima da Silva Bezerra, a partir da PNAD Contínua de 2024, 43,7% dos domicílios rurais da Região Norte viviam algum grau de insegurança alimentar; em 8,8%, a situação era grave.

A questão é se discutir como tirar milhões de pessoas dessa situação com uma esquerda infiltrada pelo ecossocialismo. Surgem programas, mecanismos de participação, compras públicas e “bioeconomia”, enquanto o desenvolvimento material da região fica em segundo plano. O artigo até pergunta como distribuir os benefícios da riqueza amazônica, mas se esquece de perguntar como ampliar essa riqueza em escala suficiente para sustentar hospitais, escolas, saneamento, transporte, indústria e empregos.

Apenas produzir alimentos, como o texto reconhece, não basta. É preciso renda, transporte, água, equipamentos e acesso a serviços. Mais adiante, o artigo cobra energia confiável, estruturas de saúde e educação, manutenção, profissionais e custeio. Mas tudo isso depende de uma base material enorme, pois hospitais não funcionam com boas intenções. Saneamento exige obra e o transporte numa região continental exige infraestrutura. Produção exige energia.

A questão energética é um dos nós do problema, pois é alvo constante dos ecossocialistas. A Empresa de Pesquisa Energética calcula que quase 2 milhões de pessoas vivem em 160 localidades atendidas por Sistemas Isolados. São áreas que enfrentam dificuldades de logística, custo e segurança de abastecimento.

Energias eólica e solar têm papel importante, mas também têm impactos ambientais, como toda produção de energia. Documentos do próprio governo registram colisões de aves e morcegos, perda e fragmentação de habitat, supressão de vegetação e interferências sobre mamíferos terrestres em áreas de parques eólicos. A análise socioambiental do Plano Decenal de Expansão de Energia chega a registrar interferências sobre áreas e condições de vida de onças na Caatinga.

Não existe produção de energia sem consequências materiais. A expressão “energia verde” omite que se necessita de estradas de acesso, linhas de transmissão, supressão de vegetação, ruído, equipamentos e alteração do ambiente. Se todo impacto ambiental fosse motivo suficiente para impedir uma fonte energética, também as fontes apresentadas como modelo pela esquerda ambientalista teriam de ser abandonadas.

Aqui é preciso denunciar a ação de ONGs e políticos oportunistas que tentaram impedir a construção da hidrelétrica de Belo Monte. É impossível discutir o desenvolvimento amazônico ignorando o potencial de seus rios e a necessidade de energia confiável. Os sabotadores da Amazônia transformam qualquer grande obra em suspeita, e ao mesmo tempo denunciam que faltam hospitais, escolas, transporte, saneamento e emprego. São eles que criam uma barreira política contra a infraestrutura necessária para manter tudo isso funcionando.

Outro dado relevante é sobre o petróleo da Margem Equatorial. Em 2023, com a pressão da esquerda ecossocialista, políticos e ONGs financiadas pelo imperialismo, o Ibama negou a licença para perfuração exploratória do bloco FZA-M-59. Depois de novas exigências e testes de emergência, a Petrobrás recebeu autorização para perfurar em outubro de 2025. Em agosto deste ano, encontrou hidrocarbonetos no poço Morpho, a cerca de 175 quilômetros da costa do Amapá e quase 500 quilômetros da foz do rio Amazonas. A quantidade e a viabilidade comercial da descoberta ainda estão sendo avaliadas.

O nome “Foz do Amazonas”, usado para a bacia sedimentar, produz uma confusão conveniente. O poço não está na boca do rio nem no meio da floresta, mas em águas ultraprofundas, com lâmina d’água de 2.886 metros.

A Margem Equatorial mostrou até onde chega essa política. Durante anos, Marina Silva e o ambientalismo ligado às grandes fundações estrangeiras fizeram pressão contra a pesquisa de petróleo na região. A Petrobrás finalmente perfurou e encontrou hidrocarbonetos no poço Morpho. Ainda não se sabe a dimensão comercial da descoberta, mas já ficou demonstrado o absurdo de impedir até mesmo a pesquisa de uma riqueza que pode ter enorme importância para o País.

Para se ter uma ideia da ingerência dessas entidades do imperialismo na região, a Fundação Ford registra, por exemplo, US$ 1,36 milhão destinados à COICA para atividades relacionadas aos direitos dos povos da Bacia Amazônica e mantém diversos outros financiamentos relacionados a território, clima e organizações da região.

Marina Silva reuniu-se em Davos, em 2023, com Alexander Soros e Mark Malloch-Brown, então presidente da Open Society Foundations, e discutiu com eles o Fundo Amazônia. A própria reunião foi divulgada publicamente. Grandes fundações estrangeiras, fachadas da CIA, possuem dinheiro, organizações, relações políticas e interesses declarados na Amazônia.

O artigo fala em combinação de proteção de renda, programas de compra de alimentos, mecanismos de participação, fortalecimento de pequenos produtores e “sociobiodiversidade”. E acaba pedindo transporte, armazenamento, assistência técnica, água, saneamento, energia, saúde e educação. Ou seja, chega à porta do problema, mas não entra.

Políticas de assistência podem aliviar a pobreza. Uma cooperativa pode melhorar a renda de determinado grupo e compra pública pode favorecer agricultores. Mas nada disso substitui a questão de como uma região de dimensões continentais amplia sua produção de energia, sua capacidade industrial, suas vias de transporte e sua infraestrutura.

A discussão não pode ser reduzida a uma escolha abstrata entre “desenvolvimento” e “preservação”. O desenvolvimento das forças produtivas cria a base material para ampliar a produção social e sustentar serviços públicos em grande escala. A questão para a esquerda é lutar pelo controle popular dessa produção e pela distribuição da riqueza.

A Amazônia possui uma quantidade extraordinária de recursos naturais e possibilidades produtivas e, ao mesmo tempo, concentra enormes carências sociais. É justamente essa contradição que precisa ser explicada e enfrentada. Falar de pobreza sem colocar no centro a energia, a infraestrutura, a produção é deixar de fora uma parte decisiva do problema.

É uma enorma contradição denunciar a fome e, ao mesmo tempo, tratar com desconfiança aquilo que amplia a capacidade produtiva da região. O pior é que o ambientalismo de esquerda, na maioria das vezes ligado a ONGs estrangeiras, tem sido um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento da Amazônia.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.