O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reiterou que a expulsão dos palestinos para fora de Gaza continua sendo o único plano viável para o governo Trump. Mas afirmou que o presidente está aberto a alternativas propostas por nações árabes. Ele afirmou que qualquer solução que mantenha o Hamas no poder levaria de volta à mesma crise.
O presidente Donald Trump afirmou que deseja colocar Gaza sob controle dos EUA, expulsar seus residentes em e transformar o território na “Riviera do Oriente Médio”, em referência à região litorânea da França.
A viagem diplomática de Rubio teve um contratempo quando seu voo para Munique foi forçado a retornar devido a um problema mecânico. Agora, ele deve retomar sua agenda, participando da Conferência de Segurança de Munique e de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 antes de seguir para o Oriente Médio entre 15 e 18 de fevereiro.
Seu itinerário inclui paradas em “Israel”, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos para discussões sobre segurança regional e cooperação.