Após o retorno de centenas de milhares de palestinos para o norte de Gaza, uma enorme conquista do cessar-fogo, o dirigente do Hamas, Sami Abu Zuhri, se pronunciou.
Ele afirmou que “a volta dos deslocados é uma grande conquista que equivale a um feito militar da resistência e frustrou os objetivos de colonização de Netaniahu”.
O dirigente então destacou que o Hamas está confiante de que o acordo seguirá até o fim: “os mediadores iniciaram o processo de sondagem de ambas as partes para dar início à segunda fase do acordo. Netaniahu não tem escolha a não ser levar este acordo até o fim. As declarações de Netaniahu sobre retomar os combates são palavras vazias destinadas ao consumo interno. Temos informações sobre um desejo norte-americano de avançar com a segunda fase”.
Por fim, ele afirmou que o Hamas está “totalmente preparado para fazer todos os esforços ser bem-sucedido e implementar o que foi acordado. O conceito de ‘o dia após a guerra’ e a saída do Hamas da equação não existem mais, e o futuro de Gaza é um assunto puramente palestino. Gaza não sofre de um vácuo de poder, e damos boas-vindas à formação de um governo acordado pelos palestinos”.


