No dia 14 de outubro, o Pentágono anunciou que uma equipe avançada de militares dos EUA e os componentes iniciais necessários para operar a bateria de Defesa Terminal de Área de Alta Altitude (THAAD) chegaram a Israel. “A chegada da bateria THAAD destaca o compromisso dos Estados Unidos com a defesa de Israel e dos americanos no país contra possíveis ataques de mísseis balísticos por parte do Irã“, afirmou o comunicado do Pentágono.
Nos próximos dias, mais militares dos EUA e componentes adicionais do sistema THAAD continuarão a chegar a “Israel”, segundo a declaração. O sistema THAAD, que se destina à defesa contra mísseis balísticos.
O Pentágono está decidido a reforçar a presença militar dos EUA na região, justificando-se pela suposta ameaça de mísseis iranianos. Isso ocorre após o lançamento de 180 mísseis balísticos pelo Irã.
Embora o governo iraniano, liderado pelo presidente Masoud Pezeshkian, tenha afirmado que não busca uma guerra com “Israel”, deixou claro que confrontaria qualquer ameaça de forma decisiva.