Segundo o jornal imperialista New York Times dois membros do governo dos EUA relataram que o governo israelense informou aos EUA que se absterá de atacar as instalações de enriquecimento nuclear e produção de petróleo do Irã em sua resposta ao recente ataque com mísseis iranianos.
Segundo o relatório, essa decisão deve reduzir o risco imediato de uma guerra total entre os dois lados. Os funcionários, que pediram anonimato devido à natureza sensível das discussões, indicaram que “Israel” decidiu concentrar seus próximos ataques em alvos militares no Irã, em vez de nas instalações associadas à indústria de petróleo ou ao enriquecimento de urânio.
O governo Biden está preocupada que, se “Israel” atacar esses alvos sensíveis, isso poderia levar a uma escalada no Oriente Médio. Segundo o NYT, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, qualquer ataque israelense poderia ser em grande escala.
Os funcionários observaram que a decisão israelense, relatada primeiro pelo The Washington Post, se aplica apenas ao seu próximo ataque contra o Irã, sugerindo que “Israel” ainda pode considerar tais alvos em confrontos futuros.
O NYT informou que, mesmo que “Israel” se abstenha de atacar as instalações de enriquecimento nuclear e petróleo do Irã, ainda pode atingir uma variedade de alvos militares.
Já o Irã deixou claro que a resposta será imediata. E caso os EUA participem desse ataque, as bases dos EUA também se tornarão alvos.