Nesta segunda-feira (16), a imprensa ‘israelense’ noticiou que Benjamin Netaniahu, primeiro-ministro de ‘Israel’, estaria tentando realizar uma “mudança significativa” no governo, que resultaria na demissão do atual Ministro da Defesa, Joabe Galante.
Segundo o jornal Israel Hayom, fontes internas ao Likud (partido de Nenaniahu) informaram que negociações estão sendo feitas com Gideon Saar, líder do partido Nova Esperança, um dos que fazem “oposição” ao Likud. O objetivo seria forma um governo com Saar, em que o ministro das Relações Exteriores Israel Katz se tornaria Ministro da Defesa, enquanto que Saar assumiria aquele ministério. Eventualmente, eles trocariam de cargos, e a posição de Ministro da Defesa ficaria sendo revezada entre eles.
Além disto, há especulações de que o membro do parlamento Zeev Elkin, também da Nova Esperança, possa assumir o Ministério da Saúde.
Ante a notícia, o Fórum para os Reféns e as Famílias Desaparecidas declarou que “nomear Gideon Sa’ar como ministro da defesa seria equivalente ao primeiro-ministro admitir que abandonou os reféns para sempre”.
Apesar do gabinete de Netaniahu ter negado as especulações, e afirmado que “as alegações sobre as negociações com Gideon Saar são imprecisas”, elas são mais um sinal da crise do Estado sionista diante da Resistência Palestina.