Durante coletiva de imprensa, na quarta-feira, dia 31 de janeiro, o Mercado Livre anunciou que adquiriu os direitos sobre o nome do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A empresa investirá mais de um bilhão de reais e renomeará o local para Mercado Livre Arena Pacaembu.
Este é o maior acordo relativo ao direito ao nome já feito no Brasil e o maior já feito pelo Mercado Livre. O acordo está previsto para 30 anos, período ao longo do qual serão investidos os um bilhão de reais.
“O Mercado Livre completa 25 anos em 2024 e, entre uma série de iniciativas que teremos, esta, sem dúvida, é a maior. O Pacaembu está no top 1º das marcas mais icônicas da cidade de São Paulo e traz uma força muito grande em termos de esporte e cultura. É um casamento que estamos realizando com a cidade e com o local”, disse Fernando Yunes, um dos representantes do Mercado Livre no Brasil.
O Pacaembu, em obras há anos, está sendo duramente atacado pela burguesia. A compra em questão representa mais uma etapa desta ofensiva, que tem como objetivo enfraquecer o futebol brasileiro e, consequentemente, a cultura nacional.
Tanto é assim que Eduardo Barella, CEO da concessionária responsável pela gestão e reconstrução do local, a Allegra Pacaembu, já afirmou como planeja lucrar em cima de um dos estádios mais tradicionais de todo o Brasil.
“O acordo chancela nossa visão do Complexo como um equipamento público de uso cotidiano. A ideia é demonstrar que o Pacaembu é mais que um estádio de futebol. Estamos adicionando 45 mil metros quadros de novas áreas, que possibilitará o funcionamento do completo 24 horas por dia, sete dias por semana. Teremos um hotel, com 85 quartos, além de um centro de eventos para 8,5 mil pessoas”, afirmou Barella.