Recentemente a emissora britânica British Broadcasting Corporation (BBC), historicamente ligada aos serviços de inteligência britânica, noticiou que uma vila da Romênia sediará a maior base aérea da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN). Trata-se do vilarejo de Mihail Kogălniceanu, que é banhado pelo Mar Negro e faz fronteira com o sul da Ucrânia, pela província de Odessa, há apenas 300km.
Segundo a BBC, a base Mihail Kogălniceanu (MK) “terá um esquadrão de F-16 romenos — comprados recentemente da Noruega —, bem como drones MQ-9 Reaper, e uma cidade militar pela qual passarão militares, aeronáuticos e navais da OTAN de 32 países”. A partir dessa base, a Sebastopol (capital da Crimeia) estará a 400km do alcance de caças do exército imperialista.
Conforme noticiado pelo canal de Telegram Two Majors, atualmente a Romênia já possui um contingente de 70 mil militares da OTAN, o maior contingente do exército imperialista na Europa, tendo ultrapassado a base alemã de Ramnstein, com contingente de 50 mil. Não bastando, até 2044, a base aérea da OTAN “M. Kogelnichanu” será expandida em 2,8 mil hectares e poderá acomodar até mais 10 mil tropas da OTAN, uma demonstração de que o imperialismo se prepara para uma guerra de maiores proporções, mobilizando tropas e equipamentos militares para mais perto das fronteiras russas.