Na quinta-feira (17), “Israel” realizou um novo ataque aéreo na Síria, ferindo pelo menos dois civis na cidade portuária ocidental de Lataquia. Esta cidade, ao norte do Líbano, é onde se encontra a principal base naval da Rússia.
Em um comunicado, o Ministério da Defesa da Síria informou “por volta das 2h50 de hoje, o inimigo ‘israelense’ lançou uma agressão aérea da direção do Mar Mediterrâneo, tendo como alvo um dos pontos próximos à entrada sudeste da cidade de Lataquia, o que resultou no ferimento de dois civis e danos materiais às propriedades privadas ao redor”.
A imprensa síria informou que bombeiros estavam apagando os incêndios causados pelo ataque, observando que as defesas aéreas do país enfrentaram os israelenses.
A Síria solicitou diversas vezes ao Conselho de Segurança da ONU que o fim aos ataques do regime, que violam a soberania e a integridade territorial da Síria.
Nesta semana os russos começaram a atacar a região de Idlib na Síria, onde se encontra as milícias aliadas aos EUA e “Israel”.