Na sexta-feira (2), o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanani se pronunciou sobre a tentativa de golpe na Venezuela.
Ele afirmou que: “a República Islâmica do Irã, enfatizando a necessidade de respeitar o voto e a escolha do povo venezuelano dentro do quadro do direito à autodeterminação das nações e o respeito ao direito de soberania dos governos dentro do quadro dos tratados e convenções internacionais, especialmente a Carta das Nações Unidas, ao declarar solidariedade e apoio firme ao povo e ao governo da Venezuela”.
Ele ainda destacou que o Irã “expressa sua oposição a qualquer pressão e interferência estrangeira nos assuntos internos deste país e acredita que a República Bolivariana da Venezuela possui a capacidade e a determinação necessárias para proteger e garantir os direitos fundamentais do povo daquele país dentro do quadro da Constituição”.
Desde a reeleição de Nicolás Maduro com 51% dos votos no primeiro turno no último domingo (28), os EUA orquestram uma tentativa de golpe de Estado. O Irã é um dos países que mais se pronuncia contra a intervenção estrangeira.