Na quinta-feira (1), o secretário-geral do Hesbolá, Hassan Nasseralá, realizou um discurso no velório do comandante do Hesbolá assassinado por “Israel” dois dias antes.
Ele afirmou que “o que aconteceu faz parte da guerra israelense norte-americana em nossa região”, destacando o papel dos EUA nos ataques.
O principal momento foi quando declarou: “estamos enfrentando uma grande batalha onde a situação ultrapassou a situação das frentes de apoio. Estamos em uma batalha aberta em todas as frentes, e ela entrou em uma nova fase”. O nível de escalada não fica claro, mas ele indica que haverá ampliação da guerra em todas as frentes contra “Israel”.
Nasseralá seguiu: “o Irã considera o assassinato de Hanié um ataque à sua segurança nacional e soberania, e mais importante, é um insulto à honra. Eles acham que vão matar Ismail Hanié em Teerã e que o Irã permanecerá em silêncio?”
E então afirmou: “digo ao inimigo, ria um pouco, mas você chorará muito. Você não sabe quais linhas cruzou e que tipo de agressão cometeu. Para que o inimigo e o amigo saibam, nós, nas frentes de apoio, entramos em uma nova fase em todas as frentes de apoio, mas sua escalada depende das reações do inimigo. O inimigo deve esperar a raiva e a vingança dos honrados desta nação”.