O Cataebe Hesbolá do Iraque se pronunciou sobre o ataque israelense ao Irã, que feriu a soberania do Iraque ao utilizar o espaço aéreo do país.
Em um comunicado publicado no domingo (27), a organização afirma que: “os EUA devem ser responsabilizados por sua imprudência em relação ao controle do espaço aéreo sobre o Iraque. Eles pagarão o preço por isso. Com a ajuda de Deus, isso será no lugar certo e no momento certo. Os sionistas não são exceção”.
A resistência iraquiana, da qual o Cataebe Hesbolá faz parte, já havia avisado que as bases dos EUA se tornariam alvos caso o Irã fosse atacado por “Israel”.
Segundo o Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, caças israelenses usaram o espaço aéreo controlado pelos EUA sobre o Iraque para lançar mísseis contra locais militares iranianos.
O comunicado ainda condenou o ataque israelense ao Irã como “um precedente perigoso”, enfatizando que “vários fatores precários devem ser abordados”.
“O desafio mais assustador é o uso do espaço aéreo iraquiano para lançar ataques contra instalações iranianas, o que ocorreu repetidamente ao longo de várias horas. Depois de ousarem atacar o Irã, eles definitivamente ousarão atacar o Iraque se não pagarem um preço elevado por sua agressão”, afirmou o comunicado.