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Itália

Ferroviários italianos realizam greve por diminuição da jornada

Operários da Trenitalia, Italo e Trenord e da Rete Ferroviaria Italiana realizaram uma greve de 8h

Na segunda-feira (12), os operários ferroviários da Itália realizaram uma greve nacional de um dia, ela durou das 9h às 17h. A greve afetou os serviços da Trenitalia, Italo e Trenord, e também envolveu trabalhadores de transporte de carga ferroviária e técnicos empregados pela Rete Ferroviaria Italiana (RFI), que é a empresa gestora da infraestrutura ferroviária.

Os sindicatos que organizaram a greve afirmaram que a adesão dos operários à greve atingiu um pico de 65% na região da Campânia, no sul da Itália. Em Turim, a greve de ferroviários não foi tão forte, mas atrasou viagens ao longo do dia. Nas cidades de Nápoles, Roma e Bolonha também registraram alguns atrasos nas viagens, assim como vários municípios na região da Lombardia.

O sindicato que organizou a greve, a Confederação Unitária de Base, publicou uma nota no sábado (10):

“Das 9:00 às 17:00 do próximo dia 12 de fevereiro, os ferroviários de todas as empresas ferroviárias entrarão em greve como parte da disputa pela renovação do contrato das atividades ferroviárias.

Essa disputa surge por motivos profundos, enraizadas em um sistema concertado entre empresas e sindicatos signatários, visando relegar os trabalhadores às margens de negociações que têm, como únicos referentes, a produção e o lucro.

A disputa é alimentada pelo ímpeto das Assembleias autoconvocadas em setores particularmente afligidos, merecendo um amplo apoio para a participação direta dos trabalhadores na elaboração de seu futuro. Assim, uma greve que visa contrapor essa tendência, destacar as urgências dos ferroviários e derrubar as divisões entre funções criadas artificialmente para enfraquecer toda a categoria, exclusivamente em benefício dos interesses empresariais e da autorreferencialidade sindical, protegida pelo Texto Único sobre representação de 2014, que viola o direito dos trabalhadores de escolherem livremente seus representantes sindicais e que deve ser desconsiderado.

A plataforma reivindicatória dessa disputa baseia-se na redução e reorganização da carga horária para torná-la verdadeiramente sustentável para todos os trabalhadores, com mitigação normativa e previdenciária específica para as tarefas mais desgastantes (trabalho insalubre). Enfatiza a necessidade de contratos de trabalho por tempo indeterminado para desarmar a chantagem entre direitos e trabalho, na revisão do sistema disciplinar que impeça sanções discriminatórias ou excessivas e na reinternacionalização das atividades, além de um contrato único para todas as empresas do setor e um salário que recupere uma defasagem inflacionária de mais de uma década e seja igual para funções equivalentes.

Os ferroviários fazem greve pela plena segurança como elemento principal das organizações de trabalho: dois agentes habilitados à condução e dois maquinistas em todos os trens, priorizando a manutenção dos trens e da infraestrutura.

Eles se opõem a qualquer hipótese de privatização e, ao contrário, buscam uma ferrovia verdadeiramente social, onde investimentos, serviços oferecidos e empregos diretos beneficiem a coletividade, rejeitando, por exemplo, o esvaziamento do serviço nacional de saúde através do bem-estar corporativo.

Por tudo isso, mesmo com todas as limitações legais ao direito de greve, a greve de 12 de fevereiro de 2024 será uma greve necessária, para os ferroviários e não apenas para eles.

A Secretaria Nacional da CUB Transportes SGB

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