A informação foi fornecida neste domingo (19) à emissora Sputnik por fonte militar Síria. Dando detalhes sobre a manobra do imperialismo, a fonte afirmou que “tropas americanas trouxeram um comboio militar de 40 caminhões com equipamento logístico, armas, munições e tanques carregados com combustível do Iraque para a província [síria] de Al Hasaka através da passagem de fronteira de Al Waleed”.
Ainda segundo a Spuntik, outra fonte síria repassara no início de agosto informações de que os militares Estados Unidos estavam reforçando suas bases no norte do país e intensificando seus exercícios militares na região.
Na região de Al Hasakah, que também faz fronteira com a Turquia, há grande presença de milícias curdas a serviço do imperialismo, muitas das quais fazem parte da coalizão chamada Forças Democráticas da Síria.
No início do mês de agosto um levante popular das milícias tribais da Síria começou a atacar os aliados dos EUA. Desde então a presença norte-americana vem crescido, inclusive com bombardeios.