Na última segunda-feira, dia 18, a Conmebol realizou no Paraguai, o sorteio dos grupos para a Taça Libertadores deste ano. O Brasil, apontado como favorito, será representado por sete equipes: São Paulo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e o atual campeão Fluminense.
O grupo A é composto pelas equipes do Colo-Colo, do Chile; Alianza Lima, do Peru; Cerro Porteño, do Paraguai, e o Fluminense. Todas as equipes do grupo costumam estar presentes em todas as edições do campeonato, portanto são tradicionais na competição e podem dar trabalho aos campeões do ano passado.
O grupo B conta com o São Paulo como equipe brasileira. Os atuais campeões da Copa do Brasil, enfrentarão times de menor porte do continente, se não houver tropeços tudo indica que o tricampeão da Libertadores terminará como líder do grupo. As demais equipes são: Talleres, da Argentina; Barcelona de Guayaquil, do Equador e Cobresal, do Chile.
No grupo C estará o Grêmio de Porto Alegre representando o Brasil, disputando com equipes medianas também, são elas o Strongest, da Bolívia, e Huachipato, do Chile. Porém, mesmo sem tradição no campeonato, são os atuais campeões dos campeonatos boliviano e chileno. O grupo ainda conta com os tradicionais Estudiantes de La Plata, atuais campeões da Copa da Argentina.
O Botafogo está no grupo D do campeonato, além da equipe carioca estão presentes também a LDU, do Equador; Junior Barranquilla, da Colômbia, e o Universitario do Peru. Os equatorianos são os adversários mais fortes do grupo, a equipe é a atual campeã da Sul-Americana, eliminando o São Paulo e o Fortaleza.
Já o Flamengo, enfrentará equipes consideradas fracas, dentre elas o festejado Palestino do Chile, cuja participação no campeonato vai além da disputa esportiva. A equipe conta com a simpatia e solidariedade da maioria das torcidas dos clubes presentes no campeonato. Além de Flamengo e Palestino, o grupo D conta com o Millonarios da Colômbia e o Bolívar de La Paz, representando a Bolívia.
No grupo F está o um dos favoritos do campeonato, O Palmeiras, a equipe enfrentará nessa primeira fase o Independiente Del Vale, do Equador, time que eventualmente dá trabalho a equipes mais tradicionais. O San Lorenzo da Argentina, que venceu a Libertadores em 2014, e o Liverpool do Uruguai, equipe que passa por reformulação e ainda não se encontrou com o novo técnico.
O Atlético-MG está no Grupo G com os tradicionais Peñarol do Uruguai e Rosário Central da Argentina, equipes que independente da fase devem ser respeitadas na Libertadores. Além dessas, o grupo conta com a Caracas da Venezuela.
O grupo H não conta com a participação de nenhum time brasileiro, nele estão os tradicionais River Plate, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai. Deportivo Táchira da Venezuela e Libertad do Paraguai também integram o último grupo da Libertadores.
Como não haverá confronto direto entre brasileiros na fase de grupos, a maior probabilidade é que as equipes consigam chegar mais adiante no campeonato e muito provavelmente uma delas será a campeã.