O Botafogo venceu o Grêmio por 2 × 1 em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Botafogo e Grêmio concordaram em disputar suas duas partidas no Brasileirão em campo neutro diante do desastre que assolou o Rio Grande do Sul, impossibilitando que o Tricolor Gaúcho mandasse o campo em Porto Alegre.
Logo no início da partida, valeu a Lei do Ex: o jovem lateral esquerdo do Botafogo, Cuiabano, revelado pela equipe gaúcha, marcou um golaço após uma linda assistência de Marlon Freitas. Não demorou muito após, um vacilo no meio de campo, o Alvinegro ceder o empate ao Tricolor, que marcou com o jovem Gustavo Nunes, que fez ótima partida.
A partida foi equilibrada e dificultada pelas péssimas condições do campo. Apesar do sufoco exercido pelo Grêmio, o Glorioso sagrou-se vencedor, com gol de Júnior Santos, artilheiro alvinegro na temporada (18 gols). Com isso, o Botafogo volta à liderança do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos, após cinco rodadas. O Grêmio, por outro lado, é o primeiro colocado do Z4, com 6 pontos.
Outras partidas
Bragantino 2 × 1 Juventude
A primeira partida da rodada foi disputada entre Redbull Bragantino e Juventude. Em Bragança, mesmo com um jogador a menos desde 12 minutos do primeiro tempo, a equipe paulista saiu com a vitória. Helinho marcou logo no início, mas a equipe cedeu o empate aos 25’ do primeiro tempo. Depois, novamente Helinho garantiu a vitória no final. A partida, no entanto, foi marcada pela anulação polêmica de alguns gols da equipe do Rio Grande do Sul. O Bragantino chegou à 6ª posição provisória, com 15 pontos, enquanto o Juventude, com 10 pontos, termina a rodada na 11ª posição.
Fluminense 1 × 2 Atlético-GO
No Maracanã, a crise do Fluminense se aprofundou. O time de Fernando Diniz abriu o placar com Ganso no primeiro tempo, mas Luiz Fernando empatou para o Atlético-GO. No último lance, Mateo Zuleta virou, conquistando a vitória contra o time da casa, o atual campeão da Libertadores. Como se a situação já não fosse ruim, a crise do Tricolor ainda piorou com a agressão do zagueiro Felipe Melo ao assessor de imprensa da equipe goiana. Com seis pontos e apenas uma vitória na competição, o Fluminense é, agora, o penúltimo colocado, na zona de rebaixamento.
Corinthians 2 × 2 São Paulo
O Majestoso foi talvez a melhor partida da rodada. Em Itaquera, o São Paulo logo começou na frente, com gol de Lucas Moura antes do 5º minuto do primeiro tempo. Igor Conorado empatou aos 31’. Dez minutos depois, o zagueiro corintiano Cacá marcou contra a própria meta, ampliando para o Tricolor Paulista. No lance seguinte: o Corinthians empata novamente, com gol de Gustavo Mosquito. Tudo isso no primeiro tempo. Na segunda metade, o Timão disputou com um jogador a menos após a expulsão do zagueiro Caetano, mas continuou jogando de igual para igual. O novo técnico do São Paulo, no entanto, Luis Zubeldía continua invicto à frente do Tricolor, que chegou à 5ª colocação com 15 pontos. O Corinthians, porém, continua flertando com a zona da degola, na 16ª posição, a primeira fora do Z4, com 7 pontos.
Vitória 2 × 1 Internacional
Em Salvador, outro jogo emocionante: Willian abriu para o time da casa logo no início. Ao fim da partida, o Internacional empatou com Wesley. Um pênalti no último lance, convertido por Wagner Leonardo, garantiu os três pontos para o Vitória, que conseguiu sua primeira vitória, mas continua lanterna da competição com 6 pontos. O Inter, com 11 pontos, termina a rodada na 10ª colocação. Nenhum dos três times gaúchos ganhou nessa rodada.
Athletico 1 × 1 Flamengo
Emoção também não faltou no Paraná. O confronto entre os dois rubro-negros na Ligga Arena ficou no 0 × 0 até os acréscimos. Aí, pênalti para o Furacão, gol de Fernandinho: 1 × 0 Athletico. Bastava segurar o resultado, mas não deu: o jovem Evertton Araújo, no último lance, empatou de cabeça. O Flamengo agora é vice-líder, com 18 pontos. Já o Furacão termina a rodada na 4ª posição, com 17.
Vasco 0 × 0 Cruzeiro
Por outro lado, Vasco e Cruzeiro protagonizaram um jogo entediante em São Januário, no Rio de Janeiro. A única partida sem gols na rodada. O Vasco, pelo menos, não perdeu e saiu da zona de rebaixamento, chegando a 7 pontos, na 15ª posição. A Raposa, por sua vez, está provisoriamente na 8ª posição, com 14 pontos. Uma vitória de seu rival, Atlético-MG, contra o Palmeiras nesta segunda-feira (17) poderá fazer o Cruzeiro descer uma posição.
Criciúma 2 × 2 Bahia
Em Santa Catarina, no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma abriu o placar contra o Bahia, que dependia de uma vitória para assumir a liderança do Brasileirão. Primeiro tempo, 2 x 0, gols de Marcelo Hermes e Arthur Caike. No segundo tempo, Everaldo marcou para o Tricolor Baiano, depois o Criciúma teve um jogador expulso e Caio Alexandre empatou. O Bahia, porém, perdeu a oportunidade da vitória, lutando até o fim. Com o empate, o Bahia ficou na 3ª posição, com 18 pontos. Já o Criciúma continua na zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 6 pontos.
Cuiabá 5 × 0 Fortaleza
No Mato Grosso, chocolate! O Cuiabá, que até pouco tempo não havia marcado nenhum gol na competição, realizou mais uma goleada: 5 × 0 pra cima do Fortaleza, gols de Clayson, Ramon, Jonathan Cafú, Isidro Pitta e Fernando Sobral. Com mais essa vitória, o único representante do Centro-Oeste no Brasileirão chegou a 7 pontos, na 14ª posição. O Fortaleza termina a rodada na 12ª posição, com 10 pontos.
Atlético x Palmeiras
Nessa segunda-feira (17), o Atlético recebe o Palmeiras na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), às 20h30, para fechar a rodada. Em caso de vitória, o Galo chega a 16 pontos e vai para a 5ª posição, jogando São Paulo, Bragantino, Palmeiras e Cruzeiro para as 6ª, 7ª, 8ª e 9ª posições, respectivamente. Caso empate, o clube mineiro empate com o rival, Cruzeiro, em pontos (14), mas o ultrapassa pelo saldo de gols, ficando na 8ª posição e empurrando a Raposa para a 9ª. Já o Palmeiras fica na sétima posição, mas chega a 15 pontos. Já, em caso, da vitória do Verdão, o Galo continua na 9ª colocação e os visitantes vão para a 5ª posição.