A guerra na Faixa de Gaza se iniciou no dia 7 de outubro de 2023. Desde então as organizações da resistência palestina lutam contra o exército sionista. Além delas também participam da guerra o Hesbolá, a resistência iraquiana e o Iêmen. No dia 21 de março, as principais operações militares foram na Faixa de Gaza, muitas dela no entorno do hospital al-Shifa, que está sob cerco de “Israel” há 5 dias. As principais operações do dia foram:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Alvejaram um veículo blindado israelense com um foguete Iassin 105 na área de al-Qarara, ao norte da cidade de Khan Iounis, no sul de Gaza.
- Explodiram um túnel após a entrada de um grupo de tropas israelenses na área de al-Qarara, ao norte da cidade de Khan Iounis, causando baixas.
- Alvejaram dois tanques Merkava com foguetes Iassin-105 nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Eliminaram um atirador israelense com um projétil anti-fortificação de calibre 12,7 a leste do Complexo Médico al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Alvejaram três tanques Merkava e um transporte de pessoal blindado com foguetes Iassin-105 nas proximidades do Hospital Al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Bombardearam as forças israelenses enquanto avançavam nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza, com granadas de morteiro.
Operações das Brigadas Al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Bombardearam uma concentração de tropas israelenses e seus veículos militares nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza, com uma salva de granadas de morteiro de calibre 60mm.
- Envolvidas em confrontos com as forças israelenses em um complexo residencial perto do “Restaurante City Edge” a oeste da Cidade de Gaza, resultando em muitas baixas israelenses.
- Alvejaram um veículo militar israelense com um foguete nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Bombardearam concentrações militares israelenses nas proximidades do Hospital al-Turki, ao norte da Faixa de Gaza central, com uma salva de granadas de morteiro regulares de calibre 60.
- Bombardearam “Beeri” em uma operação conjunta com as Brigadas Abu Ali Mustafa.
- Detonaram um eixo de túnel após a entrada de tropas de ocupação israelenses na área de al-Qarara, ao norte da cidade de Khan Iounis, resultando em várias baixas.
- Envolvidas em confrontos intensos com as forças israelenses usando metralhadoras a queima-roupa a leste da cidade de Khan Iounis.
Operações das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa:
- Alvejaram um veículo blindado israelense com um lança-foguetes nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Bombardearam uma concentração de soldados israelenses e seus veículos militares com uma salva de granadas de morteiro de calibre 60mm nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza.
- Envolvidas em confrontos com as forças israelenses entrincheiradas em um apartamento residencial nas proximidades do Hospital al-Shifa, no oeste da Cidade de Gaza, resultando em baixas.
Operações das Forças do Mártir Omar Al-Qasim (FDLP):
- Lançaram várias granadas de morteiro no local de Abu Mutibaq, a leste da Faixa de Gaza central.
Operações do Hesbolá:
Setor oriental:
- Por volta das 14h25, horário local, foi alvejada a força de inteligência israelense no assentamento de Metula.
- Por volta das 20h00, horário local, foram alvejados dois edifícios usados por soldados israelenses no assentamento de Ramot Naftali com mísseis.
Setor ocidental:
- Por volta das 02h25, horário local, uma força israelense foi alvejada com granadas de artilharia ao tentar entrar nos quartéis de Zarait.
- Por volta das 14h50, horário local, o local de al-Malikiá foi alvejado com granadas de artilharia.
- Por volta das 17h30, horário local, um edifício usado por soldados israelenses no assentamento de al-Malikiá foi alvejado com armas apropriadas.
- Por volta das 17h38, horário local, dois edifícios nos quais soldados israelenses estavam posicionados no assentamento de Avivim foram alvejados com armas apropriadas.
- Por volta das 19h00, horário local, um edifício usado por soldados israelenses no assentamento de Nataua foi alvejado com armas apropriadas.
- Por volta das 19h20, horário local, o assentamento de Shlomi foi alvejado com uma salva de mísseis.
- Por volta das 19h40, horário local, um edifício usado por soldados israelenses no assentamento de Zarit foi alvejado com armas apropriadas.