A guerra na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023. Desde então, não só a resistência palestina luta como também organizações de outros países. Ao norte, o Hesbolá luta a partir do Líbano. No Iraque quem luta são as Forças de Mobilização Popular. No Iêmen, o governo do Ansar Alá luta não só contra “Israel” mas também os EUA e a Inglaterra. As principais operações da resistência no dia 2 de julho foram:
Operações das Brigadas al-Qassam:
- Alvo de uma reunião de soldados israelenses e seus veículos militares perto do cemitério no bairro de Tal al-Sultan, a oeste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, com morteiros.
- Alvo de um transportador de tropas israelense “Namer” com um projétil al-Iassin 105 no bairro de al-Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Em uma operação conjunta com as Brigadas al-Quds, dois soldados israelenses foram mortos a queima-roupa no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de uma força israelense de 14 soldados que se barricou dentro de uma casa com um projétil TBG no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de um tanque militar israelense Merkava 4 com um projétil al-Iassin 105 no bairro de al-Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de forças israelenses posicionadas no eixo “Netzarim” com morteiros e foguetes Rajoom de curto alcance.
- Engajado em confrontos com uma força de infantaria israelense no bairro de Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de dois tanques militares ‘Merkava 4’ com projéteis ‘al-Iassin 105’ na área do campo ocidental da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Detonaram um dispositivo explosivo “Thaqib” em um veículo militar israelense perto da Mesquita Al-Salam no bairro de al-Shujaia, no leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de uma força militar especial israelense barricada dentro de um prédio no bairro de al-Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com um projétil TBG.
- Alvo do quartel-general de comando e controle militar israelense no local “Abu Oreiban” no eixo “Netzarim”.
- Alvo de soldados e veículos israelenses com uma barragem de morteiros no eixo de avanço, bairro de al-Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Alvo de uma reunião de soldados israelenses e veículos do exército com morteiros nos eixos de avanço no bairro de al-Shujaia, a leste da Cidade de Gaza.
- Alvo de posições de soldados israelenses e seus veículos militares que penetravam a oeste da cidade de Rafa, no sul da Faixa de Gaza, com uma barragem de morteiros.
- Engajado em intensos confrontos com forças israelenses invadindo a área de al-Dahia, usando metralhadoras.
- Dispararam uma barragem de morteiros contra soldados israelenses e seus veículos militares no eixo de avanço, a oeste de Rafah, no sul da Cidade de Gaza.
Operações das Forças al-Asifa:
- Engajado em intensos confrontos com forças israelenses usando armas apropriadas na área de al-Dahia, a leste de Nablus, na Cisjordânia ocupada.
Operações das Brigadas Mujaidim (Movimento Mujaidim Palestino):
- Alvo de um quartel-general de comando e controle do exército israelense no chamado eixo “Netzarim” com dois mísseis Type 107.
- Em uma operação conjunta com as Forças do Mártir Omar al-Qasim, alvo de uma reunião de forças israelenses no eixo de avanço em Shujaia, a leste da Cidade de Gaza, com vários mísseis.
Operações das Forças do Mártir Omar al-Qasim (FDLP):
- Em uma operação conjunta com as Brigadas dos Mujahideen, alvo de uma reunião de forças israelenses no eixo de avanço no bairro de al-Shujaia com foguetes de curto alcance.
Operações do Hesbolá (Líbano):
Setor oriental:
- O quartel de Quiriate Chemona foi alvo de dezenas de foguetes Catiusha.
Setor ocidental:
- O local de Jal al-Alam foi alvo de projéteis de artilharia.
Operações militares do Iêmen:
- Em uma operação conjunta com a Resistência Islâmica no Iraque, alvo de um alvo militar vital israelense em Haifa, nos territórios palestinos ocupados, com vários mísseis.