Após muita antecipação, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, se encontraram em Vostochny, território russo, a pedido de Putin. Este é o primeiro encontro entre os dois líderes desde abril de 2019, quando se reuniram na cidade de Vladivostok.
Na ocasião, Kim Jong-un afirmou que seu país sempre estará com a Rússia na luta contra o imperialismo. “Nós queremos desenvolver ainda mais as relações [com a Rússia]. Sempre apoiamos e apoiaremos todas as decisões do presidente Putin, bem como as decisões do governo russo”, declarou o líder norte-coreano.
O chefe do Executivo norte-coreano também ressaltou que, para a Coreia do Norte, “as relações com a Rússia são a principal prioridade”. Além disso, Kim agradeceu o convite de Putin e destacou que tal visita foi feita em um momento muito importante.
“Agradeço por terem nos convidado, mesmo estando ocupados com assuntos governamentais. A nossa visita à Rússia ocorre em um momento muito importante. Agora, o lado russo dá as boas-vindas à Coreia do Norte com uma recepção muito calorosa […] “Estou confiante de que o nosso encontro será mais um momento para elevar as nossas relações a um novo nível”, observou Kim Jong-un.