Um levantamento publicado pela ActionAid indica que a Faixa de Gaza é o local mais perigoso para as mulheres no planeta. São mais de três mulheres assassinadas pelos israelenses a cada hora. Além disso, cerca de 180 mulheres estão arriscando suas vidas todos os dias para dar à luz sem atendimento médico adequado, passando por cesarianas e operações de emergência sem esterilização, anestesia ou analgésicos.
Uma enfermeira do hospital al-Awad afirmou: “Houve uma mulher cuja casa foi bombardeada e [ela] foi resgatada dos escombros. Ela chegou ao hospital com várias fraturas em todo o corpo. Ela também estava em trabalho de parto ativo, então foi levada às pressas para a sala de operações. Felizmente, tanto ela quanto seu filho sobreviveram e estão bem agora.”
Com Israel ampliando sua ofensiva na faixa, pelo menos 800.000 mulheres foram deslocadas de suas casas em Gaza, segundo a ActionAid. Muitas mulheres agora estão vivendo em instalações extremamente lotadas – a maioria das quais tem um chuveiro para cada 700 pessoas e um banheiro para cada 150 pessoas.