O Coletivo Rosa Luxemburgo, o coletivo de mulheres revolucionárias do Partido da Causa Operária, teve um ano cheio de atividades, como não poderia deixar de ser.
Além das atividades militantes exercidas por todos os militantes do PCO, o Coletivo Rosa Luxemburgo organizou atividades específicas das mulheres como a Conferência Internacional, a intensificação das colaborações com a imprensa do partido, e no último trimestre voltamos às reuniões presenciais do coletivo.
A Conferência Internacional do Coletivo Rosa Luxemburgo do PCO aconteceu nos dias 05 e 06 de março de 2022 em São Paulo. Participaram as mulheres militantes do PCO do Brasil e de outros países como EUA, França, Reino Unido e Áustria. Mulheres simpatizantes do PCO do Brasil e da Itália, também houve a participação de alguns companheiros militantes e simpatizantes tanto do Brasil como do exterior.
Nesta conferência discutimos a situação das mulheres e a necessidade de organização das mulheres em comitês de auto-defesa frente a crescente onda de violência tanto econômica como física, o empenho da burguesia de cada dia mais escravizar as mulheres aos trabalhos domésticos e usando a criminalização do aborto como uma das armas principais de opressão; também discutimos as eleições e atualizamos o documento do manifesto do Coletivo Rosa Luxemburgo.
Em relação a atuação das mulheres na imprensa do partido, intensificamos o trabalho nas redes sociais, na imprensa do DCO e passamos a publicar a Revista Mulheres mensalmente. O Coletivo Rosa Luxemburgo possui um blog, o Portal Mulheres no Diário Causa Operária – DCO; uma coluna no Jornal Partido; um programa na Causa Operária TV – COTV Canal Reserva no YouTube TV Mulheres; e uma coluna no Jornal Causa Operária, faça uma assinatura! Além de Twitter, Facebook e Instagram.

Em relação às reuniões do Coletivo Rosa Luxemburgo, houve uma mudança importante no último trimestre, Essa mudança tem como objetivo organizar as mulheres em sua região e também chegar a mais mulheres formando novos grupos.
As reuniões passaram a acontecer presencialmente de forma regionalizada, onde uma militante da região coordena o trabalho de forma coletiva. Já estamos com novos grupos no interior de São Paulo como Piracicaba e Limeira, Rio de Janeiro, Brasilia, Pernambuco e Piauí. Existe um grupo de coordenadoras que auxiliam tanto na organização de novos grupos, como nas questões da imprensa do coletivo, assim como um grupo de mulheres redatoras.
No coletivo Rosa Luxemburgo participam as mulheres filiadas e militantes do PCO, e mulheres de outros partidos ou mesmo sem partido que se identificam com a luta marxista pela liberdade das mulheres. As reuniões acontecem aos sábados às 14h.
Para organizar um grupo de mulheres na sua cidade, mande mensagem no whatsapp do Rosa Luxemburgo (11)93403-2386