Conforme assinala o Blog Minaspetro, o Brasil é um dos países que possuem os combustíveis mais caros de todo o mundo, mesmo produzindo muito mais petróleo que outros países com preços semelhantes.
Uma das razões que faz com que nosso país possua combustíveis com preço tão elevado é a alta carga tributária incidente sobre eles. Conforme as informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a formação do preço da gasolina em cada região do Brasil. A média nacional em novembro de 2019 confirma que quase metade (44%) do preço gasolina é imposto. Os postos acabam não tendo muito poder de gerenciamento sobre isso e muitos proprietários, inclusive, apenas sabem o custo final do produto e não conhecem os impostos incidentes nos combustíveis, a publicação dos monopólios da imprensa brasileira simplesmente discorrem sobre as variações dos preços e não assinalam que a alta no preço da gasolina e dos derivados do petróleo motivada pela variação do preço internacional do petróleo pode ser controlada e minimizada pelo Estado brasileiro.
Quanto maior o controle do Estado brasileiro na Petrobras e nas empresas envolvidas na exploração, produção e distribuição do petróleo, maior o controle dos preços. O próprio presidente ilegítimo Jair Bolsonaro afirmou em live no ano passado que o governo tinha decidido zerar os impostos federais que incidem sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o óleo diesel, o que na prática só seria possível com o total controle do petróleo e derivados pelos trabalhadores brasileiros.
Os preços da gasolina e do diesel nos postos da Rússia não variam conforme as flutuações, como destaca o Brasil de Fato. A tendência de alta nos preços dos combustíveis não afeta o bolso dos consumidores na Rússia. Segundo a agência Bloomberg e o site Globalpetroprices, o litro de gasolina no país custa, hoje, em média R$1,90 (preço em real). Registrando, inclusive, uma estabilidade no preço neste mês de março.