O tempo está passando, e a cada dia que passa estamos mais próximos de uma das eleições presidenciais possivelmente mais polarizadas dos últimos tempos. Ante a destruição causada pelo governo Bolsonaro e com a crise global se aprofundando cada vez mais, a burguesia procura formas de impedir que a situação saia de controle, que seria neste caso a volta do ex-presidente Lula e do PT ao poder.
Tendo uma situação tão delicada em mãos, a burguesia há meses procura formas de sair dessa por cima. A estratégia principal da burguesia tem sido a promoção da chamada terceira via, tentando capitalizar sobre uma suposta rejeição da polarização política entre Lula e Bolsonaro. A manifestação atual dessa manobra está nos resultados das pesquisas, que quando analisados com calma, dizem muita coisa sobre o plano da burguesia para este ano.
O recurso mais comumente utilizado pela burguesia para operar uma manipulação na opinião pública é o pânico. Temos observado isso em diversos momentos da política recente, sendo a mais recente a campanha da imprensa burguesa contra Bolsonaro, que tem sido um método pouco efetivo de tentar movimentar o público bolsonarista para a terceira via. A equação é simples: a imprensa fala mal de Bolsonaro, Bolsonaro se enfraquece politicamente, bolsonaristas temem que Lula supere Bolsonaro (que está enfraquecido), bolsonaristas votam em qualquer um (por puro pânico) para impedir Lula, e por qualquer um leia-se o candidato que a imprensa (ou seja, a burguesia) empurrar goela abaixo. Essa fórmula é modificável, podendo ser aplicada inclusive de maneira reversa à que foi apresentada aqui, ou seja, explorando o desespero do eleitorado lulista contra Bolsonaro, algo que nem de longe está descartado. Apesar da perspicácia, com os bolsonaristas essa manobra é pouco efetiva, pois, em geral, o voto de Bolsonaro tem se mostrado um voto firme.
O que a nova pesquisa do DataFolha procura fazer é exatamente isso que foi descrito acima, apenas adicionando um objetivo mais definido, que é se utilizar do desespero do eleitorado bolsonarista para inflar a votação da terceira via. É importante salientar que essa exploração tem um efeito duplo, já que além de mover o voto bolsonarista, ainda estimula o imobilismo da campanha de Lula pela ideia do “Já ganhou”, que tem sido muito presente na campanha de Lula. Esse sentimento prejudica profundamente a campanha pois tira o foco real da campanha, que é travar uma batalha encarniçada contra toda a burguesia, que neste momento já se posicionou claramente no sentido de rejeitar a volta do PT irredutivelmente. A imprensa alimenta a fantasia do já ganhou com gosto, pois enquanto o PT sonha com a volta ao poder como em 2002, não mobiliza suas fileiras como deveria e dá tempo precioso à burguesia para se articular e tentar cavar a melhor saída possível para a sua crise.