Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Rio de Janeiro

Navios abandonados revelam destruição da indústria petrolífera

Choque de navio São Luís contra a ponte Rio-Niterói é demonstração do ataque do imperialismo ao País após o golpe de Estado de 2016

No último dia 14, fomos surpreendidos com o navio São Luiz chocando-se contra a ponte Rio-Niterói. Abandonado desde 2016, o navio teve a corrente da âncora rompida, o que deixou a imensa estrutura de aço e ferro à deriva na Baía de Guanabara.

O assunto ganhou notoriedade pela questão ecológica, fortalecida por denuncias de abandonos de navios sem qualquer cuidado ou comunicação à Marinha. Mas, por que há tantos navios abandonados? Esta pergunta não apareceu nas discussões, pois, para respondê-la, a imprensa teria que denunciar o sucateamento de um dos maiores ramos da nossa economia: a indústria do petróleo.

Essa história poderia ter um final diferente com a descoberta do pré-sal, em 2006. No entanto, essa riqueza teve um curto tempo de contribuição à economia brasileira. O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, foi a porta de entrada para grandes leilões de exploração pelo mercado internacional. A pilhagem da nossa indústria petrolífera foi trabalhada por várias frentes, entre elas, a cessão da exploração para industrias estrangeiras, o fechamento das refinarias e a redução do potencial de produção da Petrobrás, que provocou a demissão em massa de trabalhadores do setor.

A diminuição da participação da Petrobrás no controle da cadeia de produção e distribuição refletiu na inatividade de grande quantidade de navios que faziam o transporte de petróleo e gás. Estas embarcações agora são uma ameaça física e ecológica, dada a quantidade residual de óleo que ainda armazenam.

Dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) denunciam que a participação de navios de bandeira brasileira na cabotagem de petróleo e gás vem sendo reduzida desde 2015, chegando ao percentual ínfimo de 4,14% de participação neste setor em 2021. Em 2014, a participação era de 17,55%.

O navio São Luiz que assustou a todos é a concreta e pesada realidade em que foi transformada a nossa indústria petrolífera. Estamos sem tripulação, rumo e porto para ancorar. Reverter imediatamente esta situação deve ser um compromisso do governo Lula, com apoio de todos os trabalhadores do setor e do povo brasileiro para a recuperação e comando de um dos maiores orgulhos do Brasil: a Petrobrás.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.