Para quem começou a acompanhar futebol agora ou tem menos de 30 anos, poderá achar que a campanha da imprensa brasileira contra a Seleção começou nessa Copa, ou na Copa de 2018, ou 2014, mas ela vem, de modo orquestrado e continuo, pelo menos desde 1982, e continua intensa e da mesma maneira.
A burguesia está sempre criticando qualquer aspecto da Seleção que possam usar para fazer propaganda contra ela e contra o futebol brasileiro, quando não é a qualidade dos jogadores, é algum aspecto moral desse ou daquele jogador, e em alguns casos, como na seleção de 1986, a Seleção toda.
A imprensa brasileira tem lado, e não é nem a do futebol e nem do povo brasileiro, funcionando mais como um capacho de jornais da Europa e dos EUA.
É comum que associemos a imprensa nacional aos ataques contra a esquerda e aos setores progressistas da sociedade, por isso soa estranho para leitores desavisados que esses ataques também ocorram no âmbito do futebol. Mas para o imperialismo, que tem na imprensa nacional sua face mais aparente, isso é regra. Qualquer aspecto cultural que possa usar para atacar o povo no objetivo de diminuir as suas capacidades, será usado.
Vemos nessa Copa, por exemplo, os ataques constantes contra os jogadores da Seleção, principalmente, os seus craques, como é o caso Neymar, e até mesmo contra seu técnico, Tite, que comanda a Seleção a contragosto da direita nacional em razão do seu apoio aberto ao presidente Lula.
Combinado a isso tecem elogios rasgados a qualquer seleção estrangeira, por pior que seja, levando alguns pequeno-burgueses a pensar que a Coréia do Sul, por exemplo, poderia fazer frente a Seleção Brasileira, penta campeã mundial.
Mesmo na narração dos jogos ao vivo por parte das redes televisivas, sente-se a vontade enorme que a Seleção seja derrotada, e qualquer passe ou deslize é imediatamente transformado em um enorme erro. Apesar de todos esses ataques, o Brasil chegou as quartas de final e agora enfrenta a Croácia, pedaço do que restou da antiga Iugoslávia, destruída pela OTAN com o apoio dessa mesma imprensa.
Isso pode ser observado na infeliz derrota do Brasil nesta sexta-feira contra a Croácia. A imprensa com certeza torceu contra o País e ainda teve a cara de pau de jogar a culpa no técnico Tite, quando ela mesma fez uma campanha intensa contra a Seleção.
O povo brasileiro, já descrente de tudo aqui no Brasil, já está calejado também com essa imprensa venal, e torce fervorosamente pela seleção brasileira, ignorando a baboseira que a imprensa fala.




