Nesta quarta- feira (24), Cuba estreou com derrota nas eliminatórias para copa do mundo, a seleção caribenha perdeu de 1 a 0 para Guatemala.
Pela primeira vez, a Associação Futebol de Cuba permitiu que convocasse jogadores que atuam fora da ilha caribenha. Até ano passado, a entidade máxima do futebol cubano só permitia que atleta que atuam em Cuba pudessem ser convocados para seleção. A iniciativa visava fortalecer os campeonatos locais, mas isso mudou para deixar a seleção mais competitiva.
Três dos 11 convocados que atuam fora de Cuba jogam no Brasil: o goleiro Sandy Sánchez, o atacante Sander Fernández e o meia Sandro Cutiño jogam no Navegantes Esporte Clube (NEC), que em dezembro caiu para a 3ª divisão do Campeonato Catarinense.
As eliminatórias da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) começam com 30 equipes, divididas em seis grupos. Cuba está no Grupo C, ao lado de Curaçao, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas e São Vicente e Granadinas.
Uma seleção de cada grupo se classifica à fase seguinte, que começa em junho. Na sequência, as seis equipes classificadas se enfrentam em uma etapa de mata-mata.
As três seleções que vencerem seus confrontos se juntam a Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e México em um octogonal final, em pontos corridos. Os três mais bem colocados disputarão a Copa do Catar, em 2022, e o quarto colocado avança para uma repescagem.
Cuba foi a primeira seleção do Caribe a participar da copa do mundo, visto que, o principal esporte da ilha é o beisebol. Tendo ganhado medalhas de ouro nas olimpíadas de 1992, 1994 e 2004. Disputou a Copa do Mundo FIFA de 1938, onde nas oitavas-de-final eliminou a Romênia, conseguindo o incrível feito de disputar as quartas-de-final da Copa, quando perdeu de 8 a 0 para a Suécia.
Neste domingo(28), Cuba vai entra em campo pela segunda rodada das eliminatórias , para enfrentar a seleção de Curaçao, que é líder do grupo tendo vencido o São Vicente e Granadinas por 5 a 0.