A vacina Russa Sputnik V acaba de ter uma nova versão aprovada aonde sua eficácia, em dose única, chegou a cerca de 80%. A informação faz parte de um comunicado emitido nesta quinta-feira (5) pelo Centro Gamaleya e pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos.
Oficialmente a nova vacina irá se chamar Sputnik Light e foi testada em cidadãos russos durante o período de dezembro de 2020 a abril de 2021. A conclusão faz parte de um cálculo realizado em pessoas que tomaram apenas uma dose dentro “do programa de vacinação em massa de civis” com um índice referente aos 28 dias pós-imunização.
A taxa de contaminação dos vacinados com a Sputinik Ligth após este período ficou em apenas 0,277% enquanto que na população adulta não imunizada chegou a 1,349%. Uma eficácia de 79,4%. A vacina anterior quando aplicada em duas doses chegou a 91,6% de eficácia.
Dentre os vacinados com a Sputnik Ligth foram verificados a produção de anticorpos neutralizantes em 91,67% do público que também não apresentou reações graves. A fase 3 de testagem do novo imunizante russo já está em processo desde fevereiro na própria Rússia, Emirados Árabes Unidos, Gana, entre outros países e agora aguarda a divulgação dos resultados finais. O custo da dose deve ser menor que US$10 (R$53,00).
“O esquema de aplicação com uma injeção permite em pouco tempo imunizar um grande número de pessoas e reduzir os picos epidemiológicos”, diz a nota.
No Brasil, que já acumula mais de 400 mil vítimas da doença, a campanha do governo Bolsonaro contra os imunizantes russos não tem base material nem científica sendo, portanto uma decisão política da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tem como intensão conter a influência da Rússia e favorecer o imperialismo norte-americano.