O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, comentou nas redes sociais (twitter) nesta segunda (07) a posição de alguns líderes políticos da Europa e da imprensa burguesa internacional, que se apressaram em atacar as eleições que acabaram de acontecer neste domingo (06), alegando uma pretensa falta de legitimidade por “baixa participação” popular.
Arreaza comentou “Alguns políticos da direita europeia acordam hoje sobre a revolta contra a Venezuela, especialmente da Alemanha. Ontem houve eleições parlamentares na Romênia. A participação foi a mesma da Venezuela. Sem sanções, sem boicote, com combustível etc. Um pouco de coerência!”
Algunos políticos de la derecha europea amanecen hoy desbocados contra Venezuela, especialmente desde Alemania. Ayer hubo elecciones parlamentarias en Rumania. La participación fue la misma que en Venezuela. Sin sanciones, ni boicot, con combustible etc. ¡Un poco de coherencia!
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) December 7, 2020
Obviamente trata-se da continuidade da campanha contra a revolução bolivariana e o chavismo que dificulta a atuação das potências imperialistas no país das maiores reservas de petróleo descobertas.
Vale lembrar que o voto na Venezuela é facultativo e a situação da pandemia e controle de circulação das pessoas ocorre no país, assim como em outros países, como a Romênia citada. Há de se lembrar ainda, que quase 40% dos eleitores deixaram de votar há duas semanas no Brasil.