A professora Carol Dartora, do Partido dos Trabalhadores (PT), 1ª mulher negra eleita vereadora em Curitiba, sofreu ameaça de morte por e-mail.
O teor do texto, claramente fascista e racista, expressa o método da extrema direita, de eliminar fisicamente seus adversários. Logo, é necessário que a esquerda paranaense organize comitês de autodefesa para manter a integridade de suas lideranças e integrantes.
Em entrevista à imprensa, Dartora disse que entrou em contato com “uma rede de proteção” que já estava articulando, “sabíamos que algo assim poderia acontecer a qualquer momento”.
O endereço colocado na ameaça de morte é onde a professora mora. Agora a professora pretende se mudar e sair com segurança pessoal.
“Várias vereadoras eleitas receberam ameaça assinada com o mesmo nome e a mesma estrutura de texto. Parece que é um ataque orquestrado por um grupo neonazista”, afirmou Dartora.
Trechos parecidos com a ameaça de morte recebida por ela também foram enviados por e-mail a Duda Salabert, vereadora mais votada em Belo Horizonte neste ano, que também recebeu ameaça de morte nesta semana.
Tudo indica que é um ataque orquestrado pela extrema direita bolsonarista. Ter sido dirigido às mulheres de esquerda eleitas revela a tentativa de intimidar os elementos de esquerda, já muito minoritários, que conseguiram se eleger apesar da fraude eleitoral, que levou à vitória esmagadora da direita e da extrema direita golpistas.