A prisão política do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, tem mobilizado milhares de pessoas por todo o país, e isso ficou patente no último domingo assim completado um ano do encarceramento sob o regime golpista instalado no país. Figuras importantes tem se colocado a favor da liberdade de Lula e denunciado a política dos golpistas em torno da campanha nacional que vem sendo levada adiante pela Jornada Lula Livre.
Através do site cartas pro Lula, Mia Couto , foi uma da figuras que demonstrou seu apoio total a liberdade do ex-presidente. Mia Couto, é um dos principais escritores de língua portuguesa, o moçambicano tem livros publicados em mais de 22 países, tendo já vencido o Prêmio Camões em 2010 e o Prêmio Literário internacional Neustadt (2014). O autor é grande referência aqui no país, suas obras tendo um grande peso na literatura brasileira.
O escritor estar dentro do setor que se posicionou contra o governo ilegítimo de Jair Bolsonaro, assim se colocando na pronta defesa de Lula. O apoio de Mia, representa que a campanha pela liberdade de Lula deve ser a mais ampla possível e que venha a mobilizar todos os setores, assim como a de escritores, artistas etc, enfim aqueles que tem uma importância de alcance junto a população
Carta de Mia Couto a Lula:
Meu amigo Lula:
No escuro ocultaram quem tinha rosto. No silêncio, emparedaram quem tinha voz.
Agora resta um Brasil que só se escuta em gritos que ninguém ouve.