No último dia 11 de novembro o governo ilegítimo, Bolsonaro, editou uma MP (Medida Provisória) de número 905/2019 que altera pontos da legislação trabalhista e cria o Contrato de Trabalho Verde Amarelo, com o objetivo de beneficiar os capitalistas atacando direitos dos trabalhadores, conquistados através de mais um século de muitas lutas.
A MP da escravidão, além de absurdos a taxação do Seguro Desemprego, tem como um dos pontos fundamentais o aumento da carga horária do bancário para 8 horas diárias e estende o trabalho bancário aos sábados.
Tal medida vem para atender uma exigência dos banqueiros, logo após a edição da MP já saíram anunciando o aumento da carga horária dos bancários, que não passou a vigorar imediatamente devi do a pressão dos trabalhadores através das suas entidades.
Os banqueiros já vinham tentando abrir as portas nos finais de semana como foi o caso do banco espanhol Santander que no começo do ano abriu as portas das suas agências no sábado com uma desculpa de uma suposta “educação financeira familiar”, ou mesmo a Caixa Econômica Federal quando abriu as agências nos sábados para operacionalizar os saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
A edição da MP da escravidão do ilegítimo Bolsonaro é mais uma medida da ofensiva da direita golpista de ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores e intensificar a política de superexploração à classe trabalhadora para aumentar, ainda mais, os seus lucros.