Diante do caos da educação e do desmonte da Previdência, a CNTE iniciou ontem (6) a 3ª Plenária Intercongressual da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) em Curitiba. capital do Paraná. O tema da Plenária é o fortalecimentos dos sindicatos diante do massacre que vem sendo gerado com a “reforma” sindical de Jair Bolsonaro. Essa Plenária é uma preparação para o 34º Congresso que acontecerá em Brasília, em 2021.
O presidente da CNTE, Heleno Araújo, e a Vice-Presidenta, Marlei Fernandes, abriram os trabalhos com a leitura do Manifesto em defesa dos serviços públicos para a população trabalhadora, dos direitos dos trabalhadores e contra as privatizações, lançado pelas Centrais Sindicais em 26 de novembro. Heleno afirmou que “essa 3ª Plenária acontece num momento estratégico para fortalecer o debate que estamos fazendo com as Centrais, no sentido de barrar os ataques desse governo aos direitos da classe trabalhadora, e é fundamental que todas e todas possam trazer suas contribuições para enriquecer esse processo”.
Essa Plenária ocorre em um momento crucial da história, em que os trabalhadores da educação pública estão sendo ameaçadas de perderem suas aposentadorias. No dia 6 de dezembro, está sendo debatido o desmonte da Previdência nos estados em que os professores estão em greve.
A CNTE deve aprovar uma ampla mobilização contra os governos inimigos da educação, e pedir a anulação da “reforma” feita por Flávio Dino (PCdoB(. Por uma Greve Nacional da Educação por tempo indeterminado para não fechar o ano letivo e colocar em xeque os governos inimigos do ensino pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas!




