Na última semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a formação de um “Conselho de Paz” para governar Gaza, na Palestina. A proposta é que o “conselho” seja presidido pelo próprio Trump, sendo convidados outros chefes de Estado e representantes de diversos países , entre eles os presidentes Lula (Brasil), Vladimir Putin (Rússia), Emmanuel Macron (França), além do Papa Leão XIV.
Trata-se de uma manobra política que visa a manipular a opinião pública mundial, onde os responsáveis pelo genocídio do povo palestino agora procuram se mostrar como defensores e promotores da paz na região.
A proposta em si é uma demonstração da derrota do imperialismo em suas tentativas de dominar a região através da força militar, o que foi impedido através da ação enérgica da resistência armada daquele povo e surge para tentar encobrir a derrota dos Estados Unidos e de “Israel”.
O “Conselho de Paz” não tem consenso nem mesmo entre os demais países imperialistas, representando ainda algum tipo de chantagem e de pressão sobre o imperialismo europeu. Trata-se de uma proposta que não tem viabilidade e, portanto, tende ao fracasso.
Até o fechamento desta edição, havia poucas aceitações, como a de Javier Milei, da Argentina, e Santiago Peña, do Paraguai, verdadeiros capachos de Trump, e o próprio genocida Benjamin Netanyahu.
Países como França, Suécia e Noruega já haviam formalizado a recusa na composição do “conselho” e a maioria dos convidados não havia respondido.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que iniciou uma rodada de consultas diplomáticas com outros países antes de definir se o Brasil participaria. O que significa endossar a proposta criminosa do governo dos EUA.
Donald Trump, por sua vez, emitiu seguidas declarações reiterando o convite. Na realidade, pressionando o presidente Lula, que caso aceite, seria um importante avalista dessa operação, passando para a opinião pública a credibilidade que o imperialismo tanto necessita neste momento para viabilizar sua política reacionária.





