Neste domingo (30), a Casa de Portugal, localizada no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, receberá uma homenagem dos militantes do Partido da Causa Operária (PCO) a Natália Pimenta, importante dirigente falecida aos 40 anos no dia 22 de novembro.
Durante o programa Análise da 3ª, transmitido pela Rádio Causa Operária, o presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, prestou um tributo à militante Natália Pimenta, destacando seu papel fundamental na fundação e desenvolvimento do Diário Causa Operária (DCO).
Segundo o presidente do PCO, quando Natália Pimenta ainda era adolescente, ela conseguiu reunir um grupo de jovens militantes que, sob sua liderança, criaram o jornal do partido na Internet, que começou de forma muito modesta, publicando matérias esporadicamente.
Inicialmente, o nome do periódico era Causa Operária Online, que depois foi alterado para Diário Causa Operária. Rui Costa Pimenta ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa:
“Naquela época não havia esses blogs todos. Tudo isso daí estava no futuro, né? Era um empreendimento pioneiro esse.”
Apesar das dificuldades iniciais, o grupo de jovens foi desafiado a aumentar a frequência de publicação, passando a veicular pelo menos uma matéria por dia. A situação mudou drasticamente no final do século XX, com a insurreição boliviana. A partir de então,o jornal passou a publicar várias matérias por dia.
Essa intensa cobertura, feita pelos jovens sob a direção de Natália, deu origem ao Diário Causa Operária como é conhecido hoje.
“O Diário Causa Operária hoje é o único jornal de esquerda brasileiro diário, seja na internet, seja impresso, seja o que for.”
Com um quadro formado por militantes e simpatizantes do PCO, o DCO tem se destacado por sua cobertura abrangente sobre os grandes temas da luta de classes mundial, desde a luta pela liberdade do presidente Lula, entre 2018 e 2019, e a defesa da resistência palestina.
Pimenta destacou ainda a importância dessas “realizações que pareceriam banais” no começo da construção do Partido, mas que são fundamentais para a empreitada, especialmente para um partido pequeno, que luta com muitas dificuldades.
A homenagem a Natália Pimenta ocorrerá às 11h do domingo (30) e é aberta a todos os que queiram homenagear sua memória.





