A Universidade Marxista, plataforma de formação política impulsionada pelo Partido da Causa Operária (PCO), realiza nos dias 30 e 31 de agosto seu mais novo curso: A política marxista para as eleições. Uma vez mais, o curso será ministrado por Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, com mais de 45 anos de experiência na luta de classes.
O curso se propõe a enfrentar uma das questões políticas mais importantes do próximo período: qual deve ser a política dos revolucionários diante das eleições promovidas pela burguesia? Qual a função de um partido operário nesse processo? Que tipo de alianças são possíveis? São algumas das perguntas que serão discutidas ao longo da formação.
A proposta não é nova. Trata-se de um tema clássico do marxismo revolucionário. Karl Marx analisou a atuação da burguesia e dos trabalhadores durante a Revolução de 1848. O Partido Social-Democrata Alemão, ainda em sua fase revolucionária, participou ativamente das eleições como parte de sua política de agitação e propaganda socialista.
Durante a ditadura dos czares, Vladimir Lênin e Leon Trótski também se utilizaram das eleições como instrumento de denúncia do regime burguês.
A política revolucionária diante das eleições será discutida com base em textos fundamentais desses grandes nomes do marxismo. A atividade busca apresentar a elaboração programática do PCO, que já demonstrou sua correção na prática: nas últimas eleições municipais, o Partido foi o único da esquerda brasileira a crescer em número de candidatos e apresentou o maior crescimento percentual de votos para prefeito e vereador em todo o país, mesmo sob intenso boicote da burguesia.
Com um crescimento de quase 1.000% em votos, o PCO demonstra que é possível intervir nas eleições sem capitular às ilusões democráticas do regime burguês, e que a teoria revolucionária é a principal arma para orientar a luta dos trabalhadores. A Universidade Marxista, consolidada como a maior plataforma de formação política da esquerda nacional, convida todos os militantes, ativistas e interessados a participarem da atividade.
Inscreva-se já por meio do sítio unimarxista.pco.org.br





