A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou nesta quinta-feira (28), em Moscou, que os Estados Unidos, o Reino Unido e alguns outros países imperialistas são responsáveis por espalhar o caos por meio de milícias armadas na Síria.
“Tentativas de atacar o Estado sírio, sua soberania e independência vêm ocorrendo há anos por parte de regimes hostis à paz e segurança internacional em geral, e eles escolheram a Síria, permanecendo focados nela como alvo de sua agressão contínua“, disse Zakharova.
Na quinta-feira (28), membros da milícia aliada dos EUA Haiat Tahrir al-Sham (HTS) e forças aliadas lançaram ataques contra várias áreas em Alepo e Idlib pelo segundo dia consecutivo. O exército sírio informou que está cooperando com a Rússia e “forças amigas” para recuperar território e restaurar a situação anterior.
Zakharova reiterou que a postura de apoio da Rússia à Síria e ao seu povo tem sido a base para garantir segurança e estabilidade na região do Oriente Médio. Em outras declarações, Zakharova destacou que a presença militar ilegal das forças dos EUA na Síria tem sido usada como desculpa para apoiar milícias criminosas e roubar recursos valiosos da nação árabe.